Medicalização da educação e os sentidos do não aprender discursivizados na documentação pedagógica: um olhar para o discurso da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14567

Palavras-chave:

Medicalização da educação, Doenças do não aprender, Linguagem Escrita

Resumo

No campo da educação, há uma rede de explicações medicalizadoras e patologizadoras que buscam justificar o não aprender, sob a qual proliferam doenças do não aprender atribuídas a alunos em fase inicial do processo formal de apropriação da escrita. Com base em tais ideias, o presente estudo objetivou compreender os sentidos sobre o não aprender nos discursos escritos de uma escola de Ensino Fundamental apontada, num município de médio porte do interior paulista, como a que possui o maior número de professores com queixas sobre alunos que não aprendem. A partir de pesquisa documental, o processo de geração e compreensão dos dados aqui considerados se remete especificamente à situação de duas crianças matriculadas em classes de 1º e 2º anos, respectivamente. Os resultados, pautados nos enunciados discursivizados pela escola, nessa documentação, indiciaram um processo de assujeitamento dessas crianças do processo de apropriação dessa modalidade de linguagem, bem como a naturalização de sentidos do não aprender constituídos sob tendências medicalizadora e patologizadora dos processos educativos.

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Biografia do Autor

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Araraquara. Doutora em Educação (UNESP). Projeto CNPq Processo nº 406241/2016-3.

Jaqueline Belga Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Projeto CNPq Processo nº 406241/2016-3.

Amanda Trindade Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Projeto CNPq Processo nº 406241/2016-3.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

GIROTO, C. R. M.; MARQUES, J. B.; GARCIA, A. T. Medicalização da educação e os sentidos do não aprender discursivizados na documentação pedagógica: um olhar para o discurso da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2932–2949, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14567. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14567. Acesso em: 22 nov. 2024.