Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Pareceristas ad hoc
Pareceristas ad hoc 2021
Pareceristas ad hoc 2020
Pareceristas Ad hoc 2018-2019
Pareceristas Ad hoc 2016-2017
Indexadores / Métricas
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11, n. esp. 4, (2016) Dossiê: Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens
v. 11, n. esp. 4, (2016) Dossiê: Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v0i0
Publicado:
30/12/2016
Editorial
José Luís Bizelli, José Anderson Santos Cruz
2250
PDF
Apresentação
Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens
Claudia Dias Prioste, Francisco José Carvalho Mazzeu, Eliza Maria Barbosa
2251-2266
PDF
Artigos
Os órfãos do construtivismo
Maria do Rosário Longo Mortatti
2267-2286
PDF
O desenho infantil de crianças de três anos e sua articulação com os rudimentos da escrita
Cristiane Moraes Escudeiro, Eliza Maria Barbosa, Janaína Cassiano Silva
2287-2305
PDF
Considerações sobre o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil
Abel Gustavo Garay González, Maria Aparecida Mello
2306-2324
PDF
Brincar com a linguagem: educação infantil “rima” com alfabetização?
Liane Castro de Araujo
2325-2343
PDF
Os caminhos escolhidos pela educação infantil para afabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos
Orestes Zivieri Neto
2344-2359
PDF
O desafio do ensino da leitura no contexto contemporâneo
Claudemir Belintane
2360-2378
PDF
Transposição didática em alfabetização: Uma aproximação a partir de cadernos escolares
Gladys Rocha, Alicia Bonamino, Erisson Viana Correa
2379-2394
PDF
A alfabetização no ensino fundamental de nove anos no contexto das políticas educacionais: alguns desafios para reflexão
Leonete Luzia Schmidt, Letícia Carneiro Aguiar
2395-2413
PDF
Estratégias de leitura e mediação do professor: o desafio de formar leitores no terceiro do ensino fundamental
Maria Aparecida Lopes Rossi, Selma Martines Peres, Fernanda Siqueira da Silva
2414-2429
PDF
Fracasso escolar e dificuldades na alfabetização: relato de experiência de atendimento psicológico e novas intervenções
Claudia Dias Prioste
2430-2447
PDF
Alfabetização: por que a criança não aprende a ler e escrever?
Onaide Schwartz Mendonça, Katia Maria Roberto de Oliveira Kodama
2448-2464
PDF
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a responsabilização (accountability) do professor alfabetizador
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
2465-2482
PDF
Formação continuada de professores alfabetizadores: As (re)significações docentes com base nas ações do PNAIc em Santa Catarina
Maira Gledi Freitas Kelling Machado, Marizete Bortolanza Spessatto
2483-2498
PDF
Desafios da formação de professores alfabetizadores: em busca da apropriação da linguagem escrita como desenvolvimento humano
Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Michelle de Freitas Bissoli
2499-2516
PDF
Contribuição para a análise do método cubano de alfabetização ‘yo, sí puedo’ (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural
Laura Domínguez García, Francisco José Carvalho Mazzeu, Juliana Aparecida Poroloniczak
2517-2537
PDF (Español (España))
Método de alfabetização fonovisuoarticulatório Na EJA: estudo de caso
Renata Savastano Ribeiro Jardini, Carina Teixeira Blanco, Andrea Vilella de Paula, Lydia Savastano Ribeiro Ruiz
2538-2557
PDF
Aprender a escrever: contribuição das habilidades de consciência fonêmica, nomeação seriada rápida e memória de trabalho
Dalva Maria Alves Godoy
2558-2575
PDF
Notas introdutórias para um método histórico-crítico de alfabetização
Izac Trindade Coelho, Francisco José Carvalho Mazzeu
2576-2593
PDF
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários