Brincar com a linguagem: educação infantil “rima” com alfabetização?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9196Palavras-chave:
Educação infantil. Alfabetização. Letramento. Linguagem.Resumo
O contexto atual de ampliação do sistema educacional para o segmento da Educação Infantil e de estabelecimento de metas de alfabetização até os 8 anos de idade justifica discutirmos sobre o papel que teria a Educação Infantil na alfabetização e no letramento. Ressalta-se a importância de situações significativas de leitura e escrita que garantam, na escola, a participação das crianças pequenas em práticas sociodiscursivas e, ao mesmo tempo, assegurem os seus modos próprios de aprender, que envolvem as interações e o brincar como princípios e como eixos do trabalho pedagógico. Reconhecendo o papel da Educação Infantil no letramento das crianças pequenas e enfatizando as práticas de leitura e escrita como interlocução, o presente ensaio pretende contribuir com a discussão sobre o papel desse segmento no processo específico de alfabetização, a partir de situações significativas de reflexão sobre a língua, especialmente sobre sua dimensão sonora, em contextos lúdicos e/ou letrados, envolvendo brincadeiras com a linguagem. Destacam-se aí as brincadeiras com os textos da tradição oral, presentes na escola como cultura lúdica, mas igualmente privilegiados para brincar com as sonoridades da língua e seus ajustes em relação à escrita, favorecendo o processo de apropriação da notação alfabética.Downloads
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