Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.11993

Palavras-chave:

Pensar Crítico-Dialético, Tecnologias, Educação, Teses.

Resumo

O trabalho aborda os limites das tecnologias na educação, a partir dos discursos extraídos do mapeamento de teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca de palavras-chave, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo por objetivo compreender as contribuições e problemáticas evidenciadas em teses sobre a temática. Os desafios e questionamentos das tecnologias vêm à cena na educação como modelos a serem seguidos, o que fragiliza as experiências de sentido pedagógico na interdependência histórico-formativa e desvela a necessidade de um movimento crítico-dialético que leve em consideração os conhecimentos construídos na escola. O professor, nesse cenário de mudanças, precisa ser um provocador da reflexão pedagógica roubada pelo desenvolvimento sucessivo de modismos técnicos, como ponto de partida à reconstrução dialética face às tecnologias na educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidad La Salle (UNILASALLE), Canoas - RS - Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (magistério), com habilitação para atuar como professor nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014), e Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2017). Tem experiência prática nas áreas de Educação Infantil, Séries Iniciais e na área de Pastoral Escolar, desde 2014, com ênfase em Formação humana. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: filosofia das tecnologias; tecnologias e educação; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; sexualidade, gênero e educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Elaine Conte, Universidad La Salle (UNILASALLE), Canoas - RS - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq, com financiamento do CNPq e do Programa Primeiros Projetos da FAPERGS. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq coordenado pelas professoras doutoras Catia Piccolo Viero Devechi (UnB) e Gionara Tauchen (FURG). 

Referências

ADORNO, T. W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. São Paulo: Nova Cultura, 1966. (Col. Os Pensadores).

ADORNO, T. W. A televisão e os padrões da cultura de massa. In: ROSEMBERG, B.; WHITE, D. M. (org.). Cultura de Massa: as artes populares nos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, p. 546-562, 1978.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. Trad. Julia Elisabeth Levy. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ALMEIDA J. et al. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 162- 173, 2005.

ARAÚJO, R. H. P. Advento da emancipação humana pelo estatuto das redes ciberculturais de aprendizagem colaborativa. 2015. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BARCELOS, P. Imagem-aprendizagem: experiências da narrativa imagética na educação. 2015. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

CARVALHO, J. S. Educação cidadã a distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire. 2015. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, p. 31-45, jan./mar., 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11110

FEENBERG, A. Critical theory of technology. New York: Oxford University Press, 1991.

FERREIRA, G. M. S; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GERALDI, L. M. A. Uma análise das manifestações docentes sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas de nível médio da cidade de Taquaritinga - SP. 2015. 121 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2015.

HABERMAS, J. Dialética e Hermenêutica. Trad. Álvaro Luiz Montenegro Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Outros olhares sobre as tecnologias na educação. Anais... Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175553/Resumo_52228.pdf?seq. Acesso em: 20 dez. 2018.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O poder das imagens e símbolos - repercussões sócio-históricas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, out./dez. 2018. DOI 10.12957/teias.2018.34081

HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F.; CONTE, E. Garimpando ideias para a reconstrução do círculo hermenêutico e do círculo de cultura. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, abr./jun. 2018. DOI 10.12957/teias.2018.29719

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.

LACERDA, N. A. Linguagem e cognição: categorização e significado das concepções de educadores sobre tecnologia digital. 2012. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.

LÉVY, P. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

MATOS, E. S. Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado. 2013. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PUGENS, N. B. HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Os processos de ensino atravessados pelas tecnologias digitais. EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v.5, n.3, ago./dez, 496-509, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/371/396. Acesso em: 20 dez. 2018.

NAKASHIMA, R. H. R. A dialética dos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos tecnológicos e suas contribuições para a ação docente e para o processo de aprendizagem apoiados por ambiente virtual. 2014. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANTOS, J. R. Indústria cultural, natureza e educação: uma análise do uso de recursos midiáticos sobre a temática ambiental na escola. 2013. 198f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2013.

SILVA, E. M. Letramento digital e pressupostos teórico-pedagógicos: neotecnicismo pedagógico? 2013. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

THEUNISSEN, M. Negativität bei Adorno. In: FRIEDEBURG, L.; HABERMAS, J. (Hrsg.). Adorno-Konferenz. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 1983.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

ZUIN, A. Á. S.; ZUIN, V. G. Lembrar para elaborar: reflexões sobre a alfabetização crítica da mídia digital. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 1, p. 213-234, abr. 2017.

Publicado

02/01/2020

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 266–288, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.11993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11993. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos