Interlocuções entre análise qualitativa de conteúdo e software de dados webQDA na pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16804

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Análise de conteúdo, Software webQDA

Resumo

O artigo apresenta recorte teórico-metodológico de pesquisa qualitativa em educação, do tipo descritivo-interpretativa, e as possíveis interlocuções entre a Análise Qualitativa de Conteúdo e o Software de Análise Qualitativa de Dados webQDA. Foram analisados os memoriais e os relatos de pedagogos atuantes em escolas públicas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, a partir da perspectiva Freireana, da experiência de si em Jorge Larrosa e da (auto)formação em Marie-Christine Josso. Apresenta-se as conceituações da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e do Software de Análise Qualitativa de Dados webQDA, bem como os pontos de aproximação entre os dois métodos de análise qualitativa de dados. Ao final, descreve-se como a aplicação destes métodos contribuíram para o trabalho dos pesquisadores, estimulando outros pares, para que a pesquisa em educação possa avançar no sentido do uso das tecnologias de análise qualitativa de informações para facilitar a construção do corpus de pesquisa.

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Biografia do Autor

Denise Santos da Cruz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil

Pós-doutoranda em Educação.

Adriana Moreira da Rocha-Veiga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil

Professora Associada no Departamento de Fundamentos da Educação e Professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Políticas Públicas e Gestão Educacional. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Luis Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Fortaleza – CE – Brasil

Professor. Doutorado em Educação - Tecnologia Educativa (UAc/Portugal).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

CRUZ, D. S. da; ROCHA-VEIGA, A. M. da; CAETANO, L. M. D. Interlocuções entre análise qualitativa de conteúdo e software de dados webQDA na pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2565–2581, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16804. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16804. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos