Interlocuções entre análise qualitativa de conteúdo e software de dados webQDA na pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16804Palavras-chave:
Pesquisa em educação, Análise de conteúdo, Software webQDAResumo
O artigo apresenta recorte teórico-metodológico de pesquisa qualitativa em educação, do tipo descritivo-interpretativa, e as possíveis interlocuções entre a Análise Qualitativa de Conteúdo e o Software de Análise Qualitativa de Dados webQDA. Foram analisados os memoriais e os relatos de pedagogos atuantes em escolas públicas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, a partir da perspectiva Freireana, da experiência de si em Jorge Larrosa e da (auto)formação em Marie-Christine Josso. Apresenta-se as conceituações da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e do Software de Análise Qualitativa de Dados webQDA, bem como os pontos de aproximação entre os dois métodos de análise qualitativa de dados. Ao final, descreve-se como a aplicação destes métodos contribuíram para o trabalho dos pesquisadores, estimulando outros pares, para que a pesquisa em educação possa avançar no sentido do uso das tecnologias de análise qualitativa de informações para facilitar a construção do corpus de pesquisa.
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