O desafio do ensino da leitura no contexto contemporâneo

Autores

  • Claudemir Belintane Doutor em Educação. Departamento de Educação – Faculdade de Educação, FEUSP/USP, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9198

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura. Regime de ciclos.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns resultados de uma pesquisa longitudinal (2011-2014) cujo tema é a alfabetização e o ensino da leitura no Fundamental I, levando em conta o regime de ciclos. A pesquisa estruturou-se em rede (São Paulo, Belém e Pau dos Ferros-RN) e contou com a colaboração de três universidades (USP, UFPA, UERN). Com metodologia de pesquisa-ação, os pesquisadores acompanharam e monitoraram turmas durante quatro anos, intervindo sempre que possível em função dos resultados de avaliações e em consenso com as professoras das escolas. Os resultados revelam: a importância do regime de ciclos e do trabalho coletivo focados no fenômeno da heterogeneidade e das defasagens de nível de leitura ao longo do fluxo; a relevância de um imbricamento bem planejado entre os campos da oralidade, da literatura e da escrita durante o processo, as reconsiderações sobre o funcionamento do regime de ciclos.  Os resultados aqui apresentados, apesar de parciais, são importantes para subsidiar políticas em relação ao desafio de alfabetizar e formar leitores proficientes. Dos sessenta alunos acompanhados desde o primeiro ano (2012), mais de setenta por cento mostraram-se leitores proficientes em exigentes testes de leitura tanto dos pesquisadores como do MEC.

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

BELINTANE, C. O desafio do ensino da leitura no contexto contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2360–2378, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9198. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9198. Acesso em: 28 fev. 2021.