O desafio do ensino da leitura no contexto contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9198Palavras-chave:
Alfabetização. Leitura. Regime de ciclos.Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns resultados de uma pesquisa longitudinal (2011-2014) cujo tema é a alfabetização e o ensino da leitura no Fundamental I, levando em conta o regime de ciclos. A pesquisa estruturou-se em rede (São Paulo, Belém e Pau dos Ferros-RN) e contou com a colaboração de três universidades (USP, UFPA, UERN). Com metodologia de pesquisa-ação, os pesquisadores acompanharam e monitoraram turmas durante quatro anos, intervindo sempre que possível em função dos resultados de avaliações e em consenso com as professoras das escolas. Os resultados revelam: a importância do regime de ciclos e do trabalho coletivo focados no fenômeno da heterogeneidade e das defasagens de nível de leitura ao longo do fluxo; a relevância de um imbricamento bem planejado entre os campos da oralidade, da literatura e da escrita durante o processo, as reconsiderações sobre o funcionamento do regime de ciclos. Os resultados aqui apresentados, apesar de parciais, são importantes para subsidiar políticas em relação ao desafio de alfabetizar e formar leitores proficientes. Dos sessenta alunos acompanhados desde o primeiro ano (2012), mais de setenta por cento mostraram-se leitores proficientes em exigentes testes de leitura tanto dos pesquisadores como do MEC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.