Estratégias de leitura e mediação do professor: o desafio de formar leitores no terceiro do ensino fundamental

Autores

  • Maria Aparecida Lopes Rossi Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão (UFG/RC)
  • Selma Martines Peres UFG- REGIONAL CATALÃO
  • Fernanda Siqueira da Silva professora da rede particular de ensino de Catalão.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.8906

Palavras-chave:

Estratégias de leitura. Mediação pedagógica. Formação do leitor.

Resumo

O presente artigo problematiza dados de pesquisa realizada em uma cidade do interior do sudeste goiano com o objetivo de perceber como tem se desenvolvido o trabalho com a leitura no 3º ano do Ensino Fundamental I e quais estratégias de leitura são utilizadas no trabalho desenvolvido na sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada e observadas cinco aulas. No âmbito da presente discussão, problematizamos os dados coletados durante as observações. O arcabouço teórico-conceitual das estratégias de leitura é expresso a partir dos estudos de Masetto, Solé, Moura e Martins, Girotto e Souza, Antunes entre outros. Tais estudos destacam o papel do professor na formação de leitores, o qual deve propor estratégias, procedimentos e atividades que facilitem e proporcionem a compreensão em leitura dos alunos. Ao final das análises, o que destacamos é que de cinco aulas voltadas para o ensino de leitura, em duas delas o objetivo principal foi levar os alunos à memorização da ortografia e conteúdo gramatical.  As estratégias de leitura mais utilizadas foram a predição e a inferência.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão (UFG/RC)

Possui graduação l em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1979), graduação - Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade de Brasília (2010). Professor adjunto II do Campus Catalão/ Universidade Federal de Goiás, atuando no Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação no PPGEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia e Conteúdo do Ensino de Língua portuguesa e Alfabetização e Letramento. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: educação em língua materna, ensino e práticas de leitura, gêneros textuais, práticas de produção de texto, livro didático de Língua Portuguesa, alfabetização e letramento.

Selma Martines Peres, UFG- REGIONAL CATALÃO

Professora doutora da Unidade Acadêmcia Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Pesquisa na área de educação, especificamente com políticas e práticas de leitura.

Fernanda Siqueira da Silva, professora da rede particular de ensino de Catalão.

Realizou Pedagogia na Universidade Federal de Goiás. Fez mestrado acadêmico no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

ROSSI, M. A. L.; PERES, S. M.; SILVA, F. S. da. Estratégias de leitura e mediação do professor: o desafio de formar leitores no terceiro do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2414–2429, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.8906. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8906. Acesso em: 19 abr. 2021.