Os caminhos escolhidos pela educação infantil para afabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9197Palavras-chave:
Alfabetização matemática. Pré-escola. Sistema numérico decimal.Resumo
A presente pesquisa intitulada: “Alfabetização matemática: os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 4 a 6 anos”, propõe um recorte no estudo para compreender como as crianças de 04 e 05 anos consolidam seus conhecimentos numéricos de recitar, contar e escrever números. Por essa razão, o objetivo é de verificar e analisar as escolhas teóricas e metodológicas utilizadas para alfabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos, no tocante ao processo de construção dos números do sistema numérico decimal. A pesquisa desenvolvida no período de agosto/2012 a julho/2014 utilizou os seguintes instrumentos de coletas de dados: a análise do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), Volume 3, observação participante em uma instituição de educação infantil pública da rede municipal de Rolim de Moura- RO, análise dos cadernos dos alunos e entrevista individual com a professora da pré-escola. Os resultados apontados pelo cruzamento das informações indicam a necessidade de atualização do RCNEI, em especial nas orientações voltadas ao senso numérico; da professora em relação as suas práticas de ensino, quase sempre pautada pela ausência de uma fundamentação teórica e metodológica e a inclusão no processo ensino aprendizagem das quatro funções sociais do número: recitar, contar/quantificar e escrever números.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.