Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens

Autores

  • Claudia Dias Prioste Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - campus Araraquara
  • Francisco José Carvalho Mazzeu
  • Eliza Maria Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9189

Palavras-chave:

Alfabetização. Políticas públicas. Fracasso escolar. Formação de alfabetizadores. Métodos de alfabetização.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar o número especial da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação que traz como tema a Alfabetização, abordada sob uma multiplicidade de aspectos, dimensões e enfoques teórico-metodológicos. Agrupando os artigos em função do seu objeto, procuramos indicar ligações que estimulem o debate entre os autores e a identificação de convergências e divergências, convidando para um aprofundamento de temas e para a busca de superação dos desafios apontados. A riqueza de abordagens e análises representada por autores de diversas linhas teóricas e de instituições das cinco regiões do Brasil e do exterior traz um panorama instigante que poderá subsidiar pesquisas e ações futuras no campo da alfabetização. 

Biografia do Autor

Claudia Dias Prioste, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - campus Araraquara

Professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação. Docente do curso de graduação em Pedagogia e Letras. Docente do curso de pós-graduação em Educação Sexual. Coordenadora do grupo de pesquisa: A formação do sujeito na era digital.

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

PRIOSTE, C. D.; MAZZEU, F. J. C.; BARBOSA, E. M. Alfabetização: desafios atuais e novas abordagens. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2251–2266, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9189. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9189. Acesso em: 25 fev. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)