Contribuição para a análise do método cubano de alfabetização ‘yo, sí puedo’ (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9207Palavras-chave:
Método Cubano “Sim, eu posso” (Yo, sí puedo). Teoria histórico-cultural. Educação de Jovens e Adultos. Analfabetismo.Resumo
Este artigo traz uma contribuição para a análise do método de alfabetização de jovens e adultos “Sim, eu posso” (Yo, sí puedo), elaborado em Cuba em 1999 e adotado em quase 30 países, especialmente da América Latina. No Brasil o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou uma adaptação local e vem utilizando esse método junto às suas bases desde 2007. Embora tenha essa abrangência, há poucos estudos sobre os fundamentos teóricos desse método. Numa análise preliminar é possível perceber ligações com a teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vygotski e colaboradores, além de elementos do pensamento de Paulo Freire. O aprofundamento da análise desses fundamentos se coloca como um desafio fundamental para que a adoção e a utilização do método sejam feitas de modo mais intencional, além de contribuir para o seu aperfeiçoamento. Novos métodos como esse podem ser de grande ajuda para subsidiar políticas públicas e ações da sociedade civil organizada, que acelerem a redução do analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil.Downloads
Publicado
30/12/2016
Como Citar
GARCÍA, L. D.; MAZZEU, F. J. C.; POROLONICZAK, J. A. Contribuição para a análise do método cubano de alfabetização ‘yo, sí puedo’ (sim, eu posso) à luz da abordagem histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2517–2537, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9207. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9207. Acesso em: 28 fev. 2021.
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Artigos
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