Alfabetização: por que a criança não aprende a ler e escrever?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9202

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino sistemático. Aprendizagem significativa.

Resumo

Objetivando investigar se o PNAIC/Alfabetização possibilitará mudanças no cenário da alfabetização brasileira, à luz da Linguística, pretende-se apresentar parte de pesquisa que analisou as unidades destinadas ao primeiro Ciclo da Educação Básica. Os resultados apontam que, embora o referencial teórico seja representativo e reconheça que o ensino sistemático de conteúdos específicos de língua é indispensável para que a criança aprenda, não se propõe nenhuma metodologia e as estratégias recomendadas abordam apenas letramento. A fim de mostrar que quando se ensina, a criança aprende, esse texto apresenta resultados de Projeto de Extensão desenvolvido em escola de Ensino Fundamental Municipal (Ciclo I) de Presidente Prudente, SP. Trata-se de Instituição com histórico de fracasso escolar, onde apenas 55% dos alunos concluíam o 5º. ano no nível alfabético. Após ensino efetivo de valores e conteúdos linguísticos com metodologia adequada, a escola teve sua realidade transformada não só em nível de aprendizagem, mas em cordialidade e a alegria. As avaliações periódicas da alfabetização mostraram a evolução das crianças, pois os 1ºs e 2ºs anos iniciaram 2015 com apenas 9,3% das crianças no nível alfabético e concluíram com 79% alfabetizadas. As salas de 3º, 4º e 5º anos concluíram 2015 com 93,7% das crianças plenamente alfabetizadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Onaide Schwartz Mendonça, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/ UNESP

Mestre e doutora em Letras, Docente do Departamento de Educação, Profa. das Disciplinas: Conteúdo, Metodologias e Práticas de Ensino de Alfabetização e Linguística e Fundamentos Linguísticos para o ensino de Língua Materna; Atuou como alfabetizadora na rede estadual de São Paulo de 1989 a 1999.

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

MENDONÇA, O. S.; KODAMA, K. M. R. de O. Alfabetização: por que a criança não aprende a ler e escrever?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2448–2464, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9202. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.