Tecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14510

Palavras-chave:

Políticas públicas, Objetos de aprendizagem, Avaliação

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil tem proposto e implementado um conjunto de políticas públicas no âmbito da educação que propõem ações voltadas para o aprimoramento do processo de alfabetização, e estabelecem metas voltadas para a melhoria da qualidade na educação. Os resultados obtidos através da aplicação dos instrumentos de avaliação em larga escala mostram que um dos grandes desafios brasileiros é o de melhorar os níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática, pois mesmo depois de três anos de escolarização 22% dos estudantes só desenvolveram habilidades elementares. O uso da tecnologia como elemento lúdico, motivador tem demonstrado ser um recurso eficiente e capaz de promover o desenvolvimento cognitivo das crianças. Assim, desenvolvemos Objetos de Aprendizagem, como um recurso de apoio ao processo de alfabetização, com objetivo de verificar as suas possíveis contribuições por meio de uma análise sistematizada das práticas em salas de aula de 1º e 2º ano.

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Biografia do Autor

Andressa Cristina Dadério de Melo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Ana Claudia Câmara Pereira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Silvio Henrique Fiscarelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor Assistente no Departamento de Didática. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

MELO, A. C. D. de; PEREIRA, A. C. C.; FISCARELLI, S. H. Tecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2624–2637, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14510. Acesso em: 22 dez. 2024.

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