O pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no assessoramento de professores
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14756Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Pedagogo, Equipe especializada de apoio à aprendizagem, Escola públicaResumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, que teve como objetivo analisar artigos, teses e dissertações acerca do trabalho do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), um profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo feita a partir de um mapeamento e levantamento bibliográfico de fontes científicas, delimitado pelas categorias: pedagogo, pedagogia, trabalho do pedagogo, Equipe Especializada, Equipe Multidisciplinar e formação continuada, em um recorte temporal de 2010 a 2018. Com a análise, foi possível perceber que existem poucos estudos que abordam sobre o pedagogo da EEAA, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de compreender de forma mais aprofundada esse trabalho nas escolas públicas do Distrito Federal, as contradições que envolvem a prática na escola e as legislações que norteiam a atuação profissional, além das suas contribuições para os professores e estudantes, no que se refere à melhoria da qualidade do ensino e promoção do sucesso escolar.
Downloads
Referências
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Brasília, DF, 2010.
FELDEN, E. L. et al. O pedagogo no contexto contemporâneo: desafios e responsabilidades. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão, v. 9, n. 17, p. 68-82, out. 2013.
FIORIN, B. P. A. Trabalho e Pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
FREITAS, E. R. O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação para a organização pedagógica da escola. Orientadora: Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
GEBRAN, R. A.; ARANTES, A. P.; STÁBILE, R. F. A formação do pedagogo no Brasil: fundamentos legais. Revista Pedagogia em Foco, n. 08, 2013.
GONTIJO, R. F. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem: repercussões no desempenho escolar. Brasília, 2013. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
MEDINA, S.; DALBEN, A. I. L. F. O perfil profissional do pedagogo e sua atuação na educação básica: uma construção. Revista Trabalho e Educação, v. 15, n. 2, jul./dez. 2010.
MONTEIRO, G. T. A. J; SILVA, F. B. M. R. Ações integrativas entre família, escola e aluno: a construção do sucesso escolar na atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Revista ComCenso: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 4, n. 2, p. 96-102, maio 2017.
MOROSINI, M. C.; CABRERA, A. F.; FELICETTI, V. L. Competências do pedagogo: uma perspectiva docente. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2011.
MULLER, T. M. P. As pesquisas sobre o estado do conhecimento em relações étnicos-raciais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 62, p. 164-183, dez. 2015.
OLIVEIRA, I. S.; FERRO, M. B.; REIS, E. G. O pedagogo e suas inúmeras funções nos diversos espaços de trabalho. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ENFOPE, 10., 2010, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, SE: Universidade de Tiradentes, 2010.
POOLI, J. P.; FERREIRA, V. M. R. Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas. Educ. rev., n. 1, p.19-37, jun. 2017.
PRIGOL, E. L. Pesquisa Estado do Conhecimento: uma visão para a prática pedagógica e a formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2013.
RONDINI, C. A.; PEREIRA, N. Atendimento Educacional Especializado ao superdotado em escola pública americana e contribuições para o contexto brasileiro. Revista Educação, Rio Claro, v. 26, n. 53, p. 466-483, 2016.
ROSA, S. R. B. O. O trabalho do pedagogo na escola: compromisso com a gestão democrática na rede municipal de ensino de Curitiba. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
ROSA, S. R. B. O.; FONTANA, M. I. A produção científica em teses e dissertações sobre o trabalho do pedagogo na escola de educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2017.
SAHEB, D.; ROHDEN, M. M. A formação do pedagogo e sua atuação no contexto escolar. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2011.
SCHVARZ, L. H. C. Cotidianidade Limites e possibilidades na ação do Pedagogo. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, n. esp., p. 7-11, 2016.
SILVA, G. J. Desenvolvimento humano e abordagem por competências: Contribuições da Psicologia Escolar à atuação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Revista ComCenso: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 5, n. 1, p. 230-236, mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 OTÍLIA MARIA ALVES DA NÓBREGA ALBERTO DANTAS, Erika Rodrigues de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.