O pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no assessoramento de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14756

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Pedagogo, Equipe especializada de apoio à aprendizagem, Escola pública

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, que teve como objetivo analisar artigos, teses e dissertações acerca do trabalho do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), um profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo feita a partir de um mapeamento e levantamento bibliográfico de fontes científicas, delimitado pelas categorias: pedagogo, pedagogia, trabalho do pedagogo, Equipe Especializada, Equipe Multidisciplinar e formação continuada, em um recorte temporal de 2010 a 2018. Com a análise, foi possível perceber que existem poucos estudos que abordam sobre o pedagogo da EEAA, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de compreender de forma mais aprofundada esse trabalho nas escolas públicas do Distrito Federal, as contradições que envolvem a prática na escola e as legislações que norteiam a atuação profissional, além das suas contribuições para os professores e estudantes, no que se refere à melhoria da qualidade do ensino e promoção do sucesso escolar.

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Biografia do Autor

Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa. Doutorado em Educação (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp. - CEP/UnB.

Erika Rodrigues de Freitas, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília – DF – Brasil

Professora da Carreira Magistério Público da SEEDF – Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem da SEEDF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas – Geppesp. Mestrado em Educação (UnB).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

DANTAS, O. M. A. da N. A.; FREITAS, E. R. de. O pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no assessoramento de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0347–0360, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14756. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos