O pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no assessoramento de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14756

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Pedagogo, Equipe especializada de apoio à aprendizagem, Escola pública

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, que teve como objetivo analisar artigos, teses e dissertações acerca do trabalho do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), um profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo feita a partir de um mapeamento e levantamento bibliográfico de fontes científicas, delimitado pelas categorias: pedagogo, pedagogia, trabalho do pedagogo, Equipe Especializada, Equipe Multidisciplinar e formação continuada, em um recorte temporal de 2010 a 2018. Com a análise, foi possível perceber que existem poucos estudos que abordam sobre o pedagogo da EEAA, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de compreender de forma mais aprofundada esse trabalho nas escolas públicas do Distrito Federal, as contradições que envolvem a prática na escola e as legislações que norteiam a atuação profissional, além das suas contribuições para os professores e estudantes, no que se refere à melhoria da qualidade do ensino e promoção do sucesso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa. Doutorado em Educação (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp. - CEP/UnB.

Erika Rodrigues de Freitas, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília – DF – Brasil

Professora da Carreira Magistério Público da SEEDF – Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem da SEEDF. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas – Geppesp. Mestrado em Educação (UnB).

Referências

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Brasília, DF, 2010.

FELDEN, E. L. et al. O pedagogo no contexto contemporâneo: desafios e responsabilidades. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão, v. 9, n. 17, p. 68-82, out. 2013.

FIORIN, B. P. A. Trabalho e Pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

FREITAS, E. R. O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação para a organização pedagógica da escola. Orientadora: Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GEBRAN, R. A.; ARANTES, A. P.; STÁBILE, R. F. A formação do pedagogo no Brasil: fundamentos legais. Revista Pedagogia em Foco, n. 08, 2013.

GONTIJO, R. F. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem: repercussões no desempenho escolar. Brasília, 2013. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MEDINA, S.; DALBEN, A. I. L. F. O perfil profissional do pedagogo e sua atuação na educação básica: uma construção. Revista Trabalho e Educação, v. 15, n. 2, jul./dez. 2010.

MONTEIRO, G. T. A. J; SILVA, F. B. M. R. Ações integrativas entre família, escola e aluno: a construção do sucesso escolar na atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Revista ComCenso: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 4, n. 2, p. 96-102, maio 2017.

MOROSINI, M. C.; CABRERA, A. F.; FELICETTI, V. L. Competências do pedagogo: uma perspectiva docente. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2011.

MULLER, T. M. P. As pesquisas sobre o estado do conhecimento em relações étnicos-raciais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 62, p. 164-183, dez. 2015.

OLIVEIRA, I. S.; FERRO, M. B.; REIS, E. G. O pedagogo e suas inúmeras funções nos diversos espaços de trabalho. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ENFOPE, 10., 2010, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, SE: Universidade de Tiradentes, 2010.

POOLI, J. P.; FERREIRA, V. M. R. Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas. Educ. rev., n. 1, p.19-37, jun. 2017.

PRIGOL, E. L. Pesquisa Estado do Conhecimento: uma visão para a prática pedagógica e a formação de professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2013.

RONDINI, C. A.; PEREIRA, N. Atendimento Educacional Especializado ao superdotado em escola pública americana e contribuições para o contexto brasileiro. Revista Educação, Rio Claro, v. 26, n. 53, p. 466-483, 2016.

ROSA, S. R. B. O. O trabalho do pedagogo na escola: compromisso com a gestão democrática na rede municipal de ensino de Curitiba. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.

ROSA, S. R. B. O.; FONTANA, M. I. A produção científica em teses e dissertações sobre o trabalho do pedagogo na escola de educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2017.

SAHEB, D.; ROHDEN, M. M. A formação do pedagogo e sua atuação no contexto escolar. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: PUCPR, 2011.

SCHVARZ, L. H. C. Cotidianidade Limites e possibilidades na ação do Pedagogo. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, n. esp., p. 7-11, 2016.

SILVA, G. J. Desenvolvimento humano e abordagem por competências: Contribuições da Psicologia Escolar à atuação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Revista ComCenso: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 5, n. 1, p. 230-236, mar. 2018.

Publicado

02/01/2022

Como Citar

DANTAS, O. M. A. da N. A.; FREITAS, E. R. de. O pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no assessoramento de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0347–0360, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14756. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos