O Programa Conectar Igualdad analisado a partir do construtivismo crítico de Andrew Feenberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15897

Palavras-chave:

Projeto Conectar Igualdad, Política pública, Tecnologia educacional, Andrew Feenberg

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a estrutura e a lógica de funcionamento do Programa Conectar Igualdad (PCI), desenvolvido na Argentina entre 2011 e 2018, a partir da perspectiva do construtivismo crítico de Andrew Feenberg, para discutir aspectos desta política pública com foco nos processos de democratização e transformação tecnológica. O método usado foi o qualitativo, descritivo e analítico. O estudo concluiu que o PCI foi um programa de grande importância em relação com outras políticas da área, podem se identificar na sua implementação algumas dificuldades em relação a democratização tecnológica já que o programa reproduz lógicas de importação de tecnologias, de distribuição de equipamentos e de compra de licenças privativas. Ainda assim, remarca-se a intencionalidade do programa e das políticas anexas de caminhar para a soberania tecnológica.

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Biografia do Autor

Lucila Didier, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Veronica Sofia Ficoseco, Universidad Nacional de la Patagônia Austral

Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Comunicação (UNLP) – Argentina.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professor Titular no Departamento de Educação II. Doutorado em Educação (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

DIDIER, L.; FICOSECO, V. S.; SOUZA COUTO, E. O Programa Conectar Igualdad analisado a partir do construtivismo crítico de Andrew Feenberg. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1263–1278, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15897. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15897. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos