O Programa Conectar Igualdad analisado a partir do construtivismo crítico de Andrew Feenberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15897

Palavras-chave:

Projeto Conectar Igualdad, Política pública, Tecnologia educacional, Andrew Feenberg

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a estrutura e a lógica de funcionamento do Programa Conectar Igualdad (PCI), desenvolvido na Argentina entre 2011 e 2018, a partir da perspectiva do construtivismo crítico de Andrew Feenberg, para discutir aspectos desta política pública com foco nos processos de democratização e transformação tecnológica. O método usado foi o qualitativo, descritivo e analítico. O estudo concluiu que o PCI foi um programa de grande importância em relação com outras políticas da área, podem se identificar na sua implementação algumas dificuldades em relação a democratização tecnológica já que o programa reproduz lógicas de importação de tecnologias, de distribuição de equipamentos e de compra de licenças privativas. Ainda assim, remarca-se a intencionalidade do programa e das políticas anexas de caminhar para a soberania tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Didier, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Veronica Sofia Ficoseco, Universidad Nacional de la Patagônia Austral

Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Comunicação (UNLP) – Argentina.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professor Titular no Departamento de Educação II. Doutorado em Educação (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Referências

BENÍTEZ LARGHI, S.; ZUKERFELD, M. Flujos de conocimientos, tecnologías digitales y actores sociales en las escuelas secundarias. Un análisis socio-técnico de las capas del Programa Conectar Igualdad. La Plata: Universidad Nacional de la Plata, 2015. Disponível em: http://www.ciecti.org.ar/wp-content/uploads/2016/10/CIECTI-Proyecto-UM-UNLP.pdf. Acesso em: nov. 2021.

BONETI, L. W. Políticas Públicas por dentro. 3. ed. Buenos Aires: CLACSO. 2017.

CAVALLI, A. La tradición en la integración entre naturaleza y sociedad en el marco de la críticacultural de la tecnología de Andrew Feenberg. In: BARRIO, C.; BASSO, L.; CRELIER, A. (comp.) Acontecimiento y tradición: Fundamentos de la cultura. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2013.

DA PORTA, E. Las significaciones de las TIC en Educación: políticas, proyectos, prácticas. Córdoba: Ferreyra Ed. 2015

FEENBERG, A. Critical Theory of Technology. Oxford: Oxford Press. 1991.

FEENBERG, A. Questioning technology. Londres: Routledge. 1999.

FEENBERG, A. Transforming technology. A critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

FEENBERG, A. Teoría crítica de la tecnología. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 2, n. 5, p. 109-123, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92420507. Acesso em: nov. 2021.

FEENBERG, A. Inside technology. Between reason and experience. Massachusetts: The MIT Press, 2010.

FEENBERG, A. Del esencialismo al constructivismo: la filosofía de la tecnología en la encrucijada. Revista Hipertextos, v. 1, n. 1, p. 15-57, 2013. Disponível em: http://revistahipertextos.org/wp-content/uploads/2014/01/Hipertextos_no.1.15-58.pdf. Acesso em: nov. 2021.

FEENBERG, A. Technosystem: The social life of reason. Massachusetts: Harvard University Press, 2017.

FONSECA, M. O Banco Mundial e a Educação a Distância. In: PRETTO, N. (org.). Globalização e Educação. Mercado de Trabalho, Tecnologias de Comunicação, Educação a Distância e Sociedade Planetária. 2. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí. 1999. p. 59-77.

GODOY, M. El programa Conectar Igualdad en Salta, Argentina: especificidades locales y trayecto de una política pública de inclusión digital. 2019. Disertación (Maestría en Educación) – Facultad de Educación, Universidad Federal da Bahia, Salvador, 2019.

MAGGIO, M. Entre la inclusión digital y la recreación de la enseñanza: el modelo 1 a 1 en Argentina. Revista Científica de Tecnología Educativa, v. 1, n. 1, p. 51-64, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/14102857/Entre_la_inclusi%C3%B3n_digital_y_la_recreaci%C3%B3n_de_la_ense%C3%B1anza_el_modelo_1_a_1_en_Argentina. Acesso em: 10 nov. 2021.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1–12, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82. Acesso em: mar. 2021.

NASSRI, R.; COUTO, E. Letramento digital do professor no projeto UCA - Um computador por aluno. In: SILVA, M. C. P. (org.). Educação, sociedade e práxis pedagógica. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 43-61.

QUINTANILLA, Miguel Ángel. Técnica y cultura. Theorema: Revista Internacional de Filosofía, v. 17, n. 3, p. 46-69, 1998. Disponível em: http://sammelpunkt.philo.at/id/eprint/2800/1/QUINTANILLA.pdf. Acesso em: nov. 2021.

SIMONDON, G. El modo de existencia de los objetos técnicos. 1. ed. Buenos Aires: Prometeo, 2007

TORRES, M. Innovan las innovaciones? Un análisis del conectar igualdad y del aprender conectados. Revista Hipertextos, v. 12, n. 7, p 120-138, 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/23143924e006. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/hipertextos/article/view/9275. Acesso em: Abr. 2020.

TULA MOLINA, F.; GIULIANO, H. La teoría crítica de la tecnología : revisión de conceptos. Redes: Revista de Estudios Sociales de la Ciencia, v. 21, n. 41, p. 179-214, 2015. Disponível em: http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/344. Acesso em: nov. 2021.

VAN DIJK, T. Análisis crítico del discurso. Revista Austral de Ciencias Sociales, n. 30, p. 203-222, 2016. Disponível em: http://revistas.uach.cl/pdf/racs/n30/art10.pdf. Acesso em: mar. 2019.

VASILACHIS DE GIALDINO, I. (coord.) Estrategias de investigación cualitativa. 1. ed. Barcelona: Ed. GEDISA, 2006.

EL CRONISTA. Computadoras gratis: anticipan nuevas entregas de netbooks, ¿dónde inscribirse?. Buenos Aires: El Cronista Comercial AS, 2021. Disponible en: https://www.cronista.com/economia-politica/computadoras-gratis-anses-anticipan-nuevas-entregas-de-netbooks-donde-inscribirse/. Acceso en: nov. 2021.

RADIO FORMOSA. Adiós al Programa Conectar Igualdad: 800 mil chicos se quedaron sin netbooks. [s.d.]. Disponível em: https://radioformosa.com.ar/adios-al-programa-conectar-igualdad-800-mil-chicos-se-quedaron-sin-netbooks/. Acesso em: nov. 2021.

Publicado

01/04/2022

Como Citar

DIDIER, L.; FICOSECO, V. S.; SOUZA COUTO, E. O Programa Conectar Igualdad analisado a partir do construtivismo crítico de Andrew Feenberg. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1263–1278, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15897. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos