A inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais no ensino regular: vozes e significados
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11777Palavras-chave:
Inclusão, Escolarização de pessoas com deficiência, Cotidiano escolar.Resumo
Este texto objetiva relatar a pesquisa realizada em duas escolas públicas do município de Irati, no estado do Paraná. A pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória escolar de alunos com deficiência e os resultados de aprendizagem deles. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira a observação do cotidiano escolar, nos vários espaços e tempos que compõem a escola. Já a segunda etapa, consistiu em observações realizadas em sala de aula. A terceira etapa contemplou as entrevistas semiestruturadas com os professores que aceitaram participar da pesquisa, na busca da identificação das concepções dos docentes sobre a inclusão dos alunos no ensino comum. A fundamentação desta pesquisa partiu da abordagem histórico-cultura, que tem como autores de referência: Vygotsky (1991), Leontiev (1978). Também foram consultados autores que tratam da aprendizagem de alunos com deficiência, como Stainbach e Stainbach (1992). Utilizou-se também de autores que tratam do cotidiano escolar, como Heller (1970, 1987). A análise dos resultados indicou que, apesar do acesso à escola esteja garantido, por meio da legislação vigente, o cotidiano da escola não sofreu significativa mudança, o que não contribuiu com o sucesso de aprendizagem dos alunos. Porém, compreende-se que a aprendizagem dos alunos com deficiência é possível e ações interventoras de professores podem contribuir de forma significativa no aprendizado dos alunos com deficiência.
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