Tecnologia assistiva e inclusão escolar: mediação e autonomia em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16065

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Mediação, Autonomia, Teoria histórico-cultural, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a inclusão de alunos com deficiência, com base na análise e discussão de dois casos em que a mediação no uso de Tecnologia Assistiva (TA) potencializou a aprendizagem e a constituição da autonomia. São utilizados diários de campo construídos ao longo de reuniões na escola e registros escolares como fontes de dados. Os diários permitem acessar narrativas orais que emergem espontaneamente no cotidiano escolar. O primeiro caso retrata a dificuldade de um menino com deficiência física, no uso de sua cadeira de rodas. O segundo caso refere-se à interação comunicativa de um menino com Transtorno do Espectro Autista. O modo como a criança se apropria da TA, significa suas vivências cotidianas e constitui sua relação com os objetos e com os outros, possibilita que movimentos em direção à autonomia sejam construídos. O processo, porém, depende da mediação na interação com elementos culturalmente criados e com sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Psicologia (UFRGS).

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B. Tecnologia assistiva e inclusão escolar: mediação e autonomia em questão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3020–3033, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.16065. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16065. Acesso em: 8 nov. 2024.