Pontos e contrapontos no universo do atendimento educacional especializado para educandos com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p467Palavras-chave:
Educação especial, Atendimento educacional especializado, Transtorno do espectro autista,Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) veio estabelecer novas formas de agir com o público alvo da Educação Especial e, de certa maneira, pretende auxiliar na sua permanência na escola. Em se tratando do educando com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sua entrada na escola regular é relativamente recente e isso desperta situações desafiadoras para todos os envolvidos. O objetivo deste estudo é averiguar o ponto de vista de uma professora do AEE sobre o TEA e os educandos com esse transtorno. Este estudo é de cunho qualitativo por procurar apreender a visão da participante sobre o assunto em questão e utilizou como instrumento para coleta de dados a observação direta, palestra proferida pela pesquisada e a entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foi empregue a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a professora atendia três educandos com TEA e conhecia os aspectos científicos a respeito do TEA, embora os conhecimentos religiosos também marcassem as suas concepções. A professora relatou os desafios e a satisfação em observar os avanços educacionais de seus educandos, compreendendo inclusive as possibilidades de inclusão destes no ambiente da escola regular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.