AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18360

Palavras-chave:

Inclusão em Educação, autismo, Experiências de inclusão, Formação docente

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar experiências de inclusão de alunos com autismo na escola regular a partir do desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas construídas por professores. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura com base no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde 7 trabalhos foram selecionados. O recorte temporal adotado foi o dos últimos cinco anos (2018 – 2023). Na análise dos dados, feita sob a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2022), foi possível o levantamento de 3 temáticas: formação docente; estratégias didático-pedagógicas; e experiências de escolarização. Conclui-se que a aprendizagem do aluno com TEA na rede de ensino regular é potencializadora, pois estimula seu desenvolvimento social e cognitivo. De igual forma, a formação docente é parte fundamental nesse processo, pois favorece o crescimento de ações intencionais e estratégias de sucesso em relação às práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É vice-coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - UFRJ e membro do NETEDU - Núcleo de Etnografia em Educação - UERJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação.

Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Mestranda do programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Agente de Apoio à Educação Especial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Infantil e Inclusão em Educação.

Adriana Teixeira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Formada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ (2022), em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2022) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1997). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Finanças e Controladoria (Faculdade Mackenzie Rio, 2010), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Cândido Mendes, 2022), Ludopedagogia e Psicomotricidade (Universidade Cândido Mendes, 2022) e Literatura Infanto-juvenil (Instituto Prominas, 2022). Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Atualmente participa dos projetos de pesquisa e extensão com coletivos universitários da UFRJ. Áreas de interesse: Educação, Aprendizagem, Processos inclusivos, Literatura e Informação. 

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed, 2013.

APORTA, A. P.; LACERDA, C. B. F. Estudo de caso sobre atividades desenvolvidas para um aluno com autismo no Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 24, n. 1, p. 45-58, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/D7Fwj7yXGJvCPJkwPkYGWRz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 maio 2023.

ARNOLDO JUNIOR, H. Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 122-134, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079. Acesso em: 17 maio 2023.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2022.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República, 27 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Brasília, DF: Presidência da República, 18 jul. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13861.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.

CARNEIRO, R. U. C.; PAULA, C. R. Relato de experiência docente na atuação no ensino remoto durante a pandemia com um sujeito com TEA. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 432–445, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1132. Acesso em: 17 maio 2023.

CDC. Prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo entre crianças de 8 anos - Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento, Estados Unidos, 2016. Centers for Disease Control and Prevention (CDC), EUA, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/ss/ss6904a1.htm?s_cid=ss6904a1_w. Acesso em: 17 jan. 2023.

FARIA, P. M. M. Revisão Sistemática da Literatura: contributo para um novo paradigma investigativo. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2016.

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática. Ciência & Educação, [S. l.], v. 27, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YXzg45W8s4Mg3hWxWjzSpSK/?lang=pt#. Acesso em: 17 maio 2023.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Revista LOGEION Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

LUZ, M. H. S.; GOMES, C. A.; LIRA, A. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista: desafios à prática docente. Educación, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 123-142, mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1019-94032017000100007. Acesso em: 03 jul. 2023.

OLIVATI, A. G.; LEITE, L. P. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 25, n. 4, p. 729-746, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 jun. 2023.

OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. 5 maio 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 03 jul. 2023.

ORTH, A. C. Educação especial em tempos de pandemia: a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista através das aulas não presenciais. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 1, p. 119–135, 2023. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2713. Acesso em: 17 maio 2023.

PINTO, G. M. F.; GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/10317. Acesso em: 17 maio 2023.

RIBEIRO, G. G.; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 15, n. 20, p. 503–522, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/180. Acesso em: 17 maio 2023.

SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 96, p. 632-651, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3bwwy6JgWW4Cpb7NvCppvrS/?lang=pt#. Acesso em: 05 jun. 2023.

SANTOS, M. P. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). 1. ed. Curitiba: CRV, 2013.

SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 23, n. 1, p. 818-835, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13008/8635. Acesso em: 3 jul. 2023.

SILVA, A. B. B. S.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Editora Fontanar, 2012.

TEIXEIRA, M. C. S.; GANDA, D. R. Inclusão e autismo: relato de caso sobre o trabalho com uma criança na educação infantil. Psicologia e Saúde em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125–135, 2019. Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V5N2A9. Acesso em: 17 maio 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

DE MELO, S. C.; FERNANDES, J. C. M.; FERREIRA, A. T. AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024088, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18360. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.