AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18360Palavras-chave:
Inclusão em Educação, autismo, Experiências de inclusão, Formação docenteResumo
Esta pesquisa objetiva apresentar experiências de inclusão de alunos com autismo na escola regular a partir do desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas construídas por professores. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura com base no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde 7 trabalhos foram selecionados. O recorte temporal adotado foi o dos últimos cinco anos (2018 – 2023). Na análise dos dados, feita sob a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2022), foi possível o levantamento de 3 temáticas: formação docente; estratégias didático-pedagógicas; e experiências de escolarização. Conclui-se que a aprendizagem do aluno com TEA na rede de ensino regular é potencializadora, pois estimula seu desenvolvimento social e cognitivo. De igual forma, a formação docente é parte fundamental nesse processo, pois favorece o crescimento de ações intencionais e estratégias de sucesso em relação às práticas pedagógicas.
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