AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18360Palavras-chave:
Inclusão em Educação, autismo, Experiências de inclusão, Formação docenteResumo
Esta pesquisa objetiva apresentar experiências de inclusão de alunos com autismo na escola regular a partir do desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas construídas por professores. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura com base no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde 7 trabalhos foram selecionados. O recorte temporal adotado foi o dos últimos cinco anos (2018 – 2023). Na análise dos dados, feita sob a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2022), foi possível o levantamento de 3 temáticas: formação docente; estratégias didático-pedagógicas; e experiências de escolarização. Conclui-se que a aprendizagem do aluno com TEA na rede de ensino regular é potencializadora, pois estimula seu desenvolvimento social e cognitivo. De igual forma, a formação docente é parte fundamental nesse processo, pois favorece o crescimento de ações intencionais e estratégias de sucesso em relação às práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed, 2013.
APORTA, A. P.; LACERDA, C. B. F. Estudo de caso sobre atividades desenvolvidas para um aluno com autismo no Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 24, n. 1, p. 45-58, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/D7Fwj7yXGJvCPJkwPkYGWRz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 maio 2023.
ARNOLDO JUNIOR, H. Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 122-134, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079. Acesso em: 17 maio 2023.
BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2022.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República, 27 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Brasília, DF: Presidência da República, 18 jul. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13861.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.
CARNEIRO, R. U. C.; PAULA, C. R. Relato de experiência docente na atuação no ensino remoto durante a pandemia com um sujeito com TEA. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 432–445, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1132. Acesso em: 17 maio 2023.
CDC. Prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo entre crianças de 8 anos - Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento, Estados Unidos, 2016. Centers for Disease Control and Prevention (CDC), EUA, 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/ss/ss6904a1.htm?s_cid=ss6904a1_w. Acesso em: 17 jan. 2023.
FARIA, P. M. M. Revisão Sistemática da Literatura: contributo para um novo paradigma investigativo. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2016.
FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática. Ciência & Educação, [S. l.], v. 27, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YXzg45W8s4Mg3hWxWjzSpSK/?lang=pt#. Acesso em: 17 maio 2023.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Revista LOGEION Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
LUZ, M. H. S.; GOMES, C. A.; LIRA, A. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista: desafios à prática docente. Educación, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 123-142, mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1019-94032017000100007. Acesso em: 03 jul. 2023.
OLIVATI, A. G.; LEITE, L. P. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 25, n. 4, p. 729-746, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 jun. 2023.
OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. 5 maio 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 03 jul. 2023.
ORTH, A. C. Educação especial em tempos de pandemia: a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista através das aulas não presenciais. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 1, p. 119–135, 2023. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2713. Acesso em: 17 maio 2023.
PINTO, G. M. F.; GUIMARÃES, A. B. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/10317. Acesso em: 17 maio 2023.
RIBEIRO, G. G.; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 15, n. 20, p. 503–522, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/180. Acesso em: 17 maio 2023.
SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 96, p. 632-651, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3bwwy6JgWW4Cpb7NvCppvrS/?lang=pt#. Acesso em: 05 jun. 2023.
SANTOS, M. P. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). 1. ed. Curitiba: CRV, 2013.
SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 23, n. 1, p. 818-835, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13008/8635. Acesso em: 3 jul. 2023.
SILVA, A. B. B. S.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Editora Fontanar, 2012.
TEIXEIRA, M. C. S.; GANDA, D. R. Inclusão e autismo: relato de caso sobre o trabalho com uma criança na educação infantil. Psicologia e Saúde em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125–135, 2019. Disponível em: http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V5N2A9. Acesso em: 17 maio 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Cordeiro de Melo, Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes, Adriana Teixeira Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.