AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18360

Palavras-chave:

Inclusão em Educação, autismo, Experiências de inclusão, Formação docente

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar experiências de inclusão de alunos com autismo na escola regular a partir do desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas construídas por professores. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura com base no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde 7 trabalhos foram selecionados. O recorte temporal adotado foi o dos últimos cinco anos (2018 – 2023). Na análise dos dados, feita sob a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2022), foi possível o levantamento de 3 temáticas: formação docente; estratégias didático-pedagógicas; e experiências de escolarização. Conclui-se que a aprendizagem do aluno com TEA na rede de ensino regular é potencializadora, pois estimula seu desenvolvimento social e cognitivo. De igual forma, a formação docente é parte fundamental nesse processo, pois favorece o crescimento de ações intencionais e estratégias de sucesso em relação às práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É vice-coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - UFRJ e membro do NETEDU - Núcleo de Etnografia em Educação - UERJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação.

Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Mestranda do programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Agente de Apoio à Educação Especial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Infantil e Inclusão em Educação.

Adriana Teixeira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Formada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ (2022), em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2022) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1997). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Finanças e Controladoria (Faculdade Mackenzie Rio, 2010), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Cândido Mendes, 2022), Ludopedagogia e Psicomotricidade (Universidade Cândido Mendes, 2022) e Literatura Infanto-juvenil (Instituto Prominas, 2022). Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Atualmente participa dos projetos de pesquisa e extensão com coletivos universitários da UFRJ. Áreas de interesse: Educação, Aprendizagem, Processos inclusivos, Literatura e Informação. 

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

DE MELO, S. C.; FERNANDES, J. C. M.; FERREIRA, A. T. AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024088, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18360. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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