Habilidades preditoras de leitura em escolares em anos iniciais de alfabetização em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16233

Palavras-chave:

Pandemia, Aprendizagem, Avaliação educacional

Resumo

O objetivo foi caracterizar e comparar as habilidades preditoras de leitura de escolares do 1º e 2º ano do Ensino fundamental I em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 40 escolares na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, divididos em grupos (GI: 20 escolares do 1º e 2º ano) e GII (20 escolares, pareados com GI em relação a ano escolar e idade cronológica). Os escolares foram submetidos ao Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura. Os resultados indicaram diferença para a maioria das provas, exceto memória operacional fonológica, Leitura Silenciosa e Compreensão Auditiva de sentenças a partir de Figuras, antes e durante a Pandemia. Os escolares tiveram durante a pandemia dificuldades para as habilidades preditoras de leitura, devido a não vivenciarem os conteúdos didáticos para a aquisição da leitura.

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Biografia do Autor

Mariana Garrido Santana, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Discente do Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia. Graduação em Pedagogia (UNESP).

Simone Aparecida Capellini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Livre-docente do Departamento de Fonoaudiologia.

Giseli Donadon Germano, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Pós-Doutorado em Fonoaudiologia (UNESP).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

SANTANA, M. G.; CAPELLINI, S. A.; GERMANO, G. D. Habilidades preditoras de leitura em escolares em anos iniciais de alfabetização em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2513–2525, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16233. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16233. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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