“E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão”

Aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16323

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Apoio educacional, Pandemia, Projeto Acreditar

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre o impacto da pandemia desencadeada pelo coronavírus na aprendizagem de estudantes, principalmente da rede pública de ensino. Toma-se como ponto de partida a análise de dados coletados a partir do trabalho realizado com alunos atendidos no Projeto Acreditar, desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rondonópolis, Mato Grosso, antes de 2020. Com a suspensão das aulas presenciais, os estudantes foram abruptamente afastados das escolas e passaram a depender da infraestrutura disponível em seus lares. É fato que, quanto mais pobre a família, mais precária tem sido a participação do aluno no ensino remoto emergencial. Some-se a isso o fato de que muitos pais e/ou responsáveis não têm escolaridade nem preparo suficientes para ajudar os estudantes na realização das atividades enviadas. Assim, busca-se analisar impactos da pandemia e ponderar sobre alternativas que oportunizem a aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis – MT – Brasil

Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP).

Marcilene Muniz Monteiro Conceição, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Rondonópolis – MT – Brasil

Docente do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Municipal de Educação Básica Princesa Isabel. Mestrado em Educação (UFMT).

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SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

Publicado

01/03/2022

Como Citar

RODRIGUES, S. de F. P.; CONCEIÇÃO, M. M. M. “E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão”: Aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0795–0809, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16323. Acesso em: 8 dez. 2024.

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