“E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão”

Aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16323

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Apoio educacional, Pandemia, Projeto Acreditar

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre o impacto da pandemia desencadeada pelo coronavírus na aprendizagem de estudantes, principalmente da rede pública de ensino. Toma-se como ponto de partida a análise de dados coletados a partir do trabalho realizado com alunos atendidos no Projeto Acreditar, desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rondonópolis, Mato Grosso, antes de 2020. Com a suspensão das aulas presenciais, os estudantes foram abruptamente afastados das escolas e passaram a depender da infraestrutura disponível em seus lares. É fato que, quanto mais pobre a família, mais precária tem sido a participação do aluno no ensino remoto emergencial. Some-se a isso o fato de que muitos pais e/ou responsáveis não têm escolaridade nem preparo suficientes para ajudar os estudantes na realização das atividades enviadas. Assim, busca-se analisar impactos da pandemia e ponderar sobre alternativas que oportunizem a aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis – MT – Brasil

Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP).

Marcilene Muniz Monteiro Conceição, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Rondonópolis – MT – Brasil

Docente do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Municipal de Educação Básica Princesa Isabel. Mestrado em Educação (UFMT).

Referências

BARBERIA, Lorena; CANTARELLI, Luiz; SCHMALZ, Pedro Henrique de Santana. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do COVID-19. Disponível em http://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/remote-learning-in-the-covid-19-pandemic-v-1-0-portuguese-diagramado-1.pdf. Acesso 20/05/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV). Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV. Versão eletrônica preliminar. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/07/plano-contingencia-coronavirus-preliminar.pdf Acesso em: 16 set. 2021.

CONCEIÇÃO, Marcilene Muniz Monteiro. Alfabetização a partir do trabalho com sequência didática: reflexões sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2019.

EM REDE, Alfabetização. Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia COVID-19 – relatório técnico (parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, 3 dez. 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em: 27 abr. 2021.

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/DwSBb6xK4RknMzkf5qqpZ6Q/abstract/?lang=pt# Acesso em: 21 set. 2021.

HOLLANDA, Francisco Buarque et al. Sonho impossível. Disponível em: https://www.jobim.org/chico/handle/2010.2/2210?show=full. Acesso em: 29 set. 2021.

HORN, Michel; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MATO GROSSO. Decreto nº 416, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre medidas excepcionais, de caráter temporário, para a prevenção dos riscos de disseminação do Coronavírus (COVID-19) no âmbito interno do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Disponível em: http://www.transparencia.mt.gov.br/documents/363605/14442674/DECRETO+N%C2%BA+416%2C+DE+20+DE+MAR%C3%87O+DE+2020+-+Disp%C3%B5e+sobre+medidas+excepcionais%2C+de+car%C3%A1ter+tempor%C3%A1rio%2C+para+a+preven%C3%A7%C3%A3o+dos+riscos+de+dissemina%C3%A7%C3%A3o.pdf/a57d4ad9-3ef7-3959-8352-534363a839f2 Acesso em: 16 set. 2021.

RONDONÓPOLIS. Decreto Municipal nº 9.424, de 23 de março de 2020. Declara situação de Calamidade Pública no Município de Rondonópolis, em razão da Pandemia decorrente do Coronavírus (COVID-19). Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/covid-19/leis-e-decretos/?p=2. Acesso em: 16 set. 2021.

RONDONÓPOLIS. Decreto nº 9.407, de 17 março de 2020. Dispõe sobre ações e medidas para minimizar a proliferação, entre a população, do Coronavírus (2019-nCOV), no âmbito do município de Rondonópolis – MT. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/covid-19/leis-e-decretos/?p=2. Acesso em: 16 set. 2021.

RONDONÓPOLIS. Decreto nº 9.515, de 07 de maio de 2020. Dispõe em alterar o decreto nº 9.480, de 16 de abril de 2020, que versa sobre ações e medidas para minimizar a proliferação, entre a população, do coronavírus (2019-NCOV), no âmbito do município de Rondonópolis – MT. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/covid-19/leis-e-decretos/decreto-no-9515-de-07-de-maio-de-2020-dispoe-em-alterar-o-decre_olRvCvx.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

RONDONÓPOLIS. Programa de Atividades para Além da Escola. Diário Oficial Eletrônico (Diorondon-e) nº 4.705, de 26 de maio de 2020, terça-feira, p. 12-24. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/docs/edicoes/2020/May/d2a1d070-203c-4761-8aa6-cd29d006b1cc.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.

RONDONÓPOLIS. Decreto nº 10.224, de 23 de julho de 2021. Estabelece as normas aplicáveis às instituições de ensino particulares situados no Município de Rondonópolis-MT, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Diário Oficial Eletrônico (Diorondon-e) nº 4.994. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/docs/edicoes/2021/July/12e8fb02-c80c-4614-ab15-fe06f2d6a0ea.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.

RONDONÓPOLIS. Lei nº 11.555, de 15 de julho de 2021. Dispõe sobre denominar de EMEB Escola Municipal de Educação Básica Princesa Isabel, a atual Escola Municipal Princesa Isabel, e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico (Diorondon-e) nº 4.986, de 15 de julho de 2021, p. 20. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/docs/edicoes/2021/July/b5ef9c41-6ed5-4329-98a3-a708ae008faf.pdf Acesso em: 17 set. 2021.

RONDONÓPOLIS. Plano de Retorno às Aulas aprovado pelo Comitê de Gestão de Crises. Diário Oficial Eletrônico (Diorondon-e) nº 4.994. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/docs/edicoes/2021/July/12e8fb02-c80c-4614-ab15-fe06f2d6a0ea.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.

RONDONÓPOLIS. Programa de Atividades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Diário Oficial Eletrônico (Diorondon-e) nº 4.880, de 11 de fevereiro de 2021, p. 73-86. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/media/docs/edicoes/2021/February/584a044c-16e7-46de-ac78-7095009a3654.pdf Acesso em: 16 set. 2021.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

Publicado

01/03/2022

Como Citar

RODRIGUES, S. de F. P.; CONCEIÇÃO, M. M. M. “E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão”: Aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0795–0809, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16323. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.