Repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos por estudantes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15438

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Ensino superior, Textos acadêmicos, Autorregulação da aprendizagem

Resumo

O presente estudo apresenta como temática o repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quantitativa. Buscou-se nesta pesquisa: investigar sobre a percepção dos estudantes iniciantes e concluintes dos cursos de Pedagogia, Letras e Direito de uma Universidade do Norte do Paraná em relação à frequência que utilizam as estratégias para realizar a atividade de leitura de textos acadêmicos com vistas à compreensão leitora. Participaram 274 estudantes que responderam a uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 2001), composta por vinte itens sobre as estratégias utilizadas antes, durante e após a leitura. A análise dos dados indicou haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos cursos, o que necessita ser melhor investigado, e ressalta-se a necessidade do ensino eficaz das estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Salomão dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, UEL

Professora Associada. Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-Doutora em Psicologia pela (Cornell University, USA).

Referências

BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do Ensino Fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 1, p. 19-25, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v5n1/v5n1a03.pdf. Acesso em: 27 maio 2019.

COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Como promover a autorregulação da escrita no Ensino Fundamental. In: BORUCHOVITCH, E; GOMES, M. A. M. (org). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: a self- management approach. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2000.

GANDA, D. R; BORUCHOVITCH, E. Como promover a autorregulação da aprendizagem de futuros professores. In: BORUCHOVITCH, E; GOMES, M. A. M. (org.). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 mar. 2021.

GOMES, M. A. M; BORUCHOVITH, E. Compreensão autorregulada da leitura: Como promovê-la em estudantes da educação básica? In: BORUCHOVITCH, E; GOMES, M. A. M. (org.). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, L. M.; MARINI, J. A. S. Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio. Paidéia, n. 16, v. 34, p. 205-212, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a08.pdf.

Acesso em: 31 fev. 2021.

FILHO, H. F. Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 1, n. 2, p. 59-67, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v1n2-3/v1n2-3a07.pdf. Acesso em: 02 jun. 2019.

FILHO, H. F. Estratégias em compreensão da leitura: conhecimento e uso por professores de língua portuguesa. 2001, 148 f. Tese (Doutorado em linguística) - Faculdade de letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

MARTINS, R. M. M.; SANTOS, A. A. A.; BARIANI, I. C. D. Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 30, p. 57-68, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v15n30/08.pdf. Acesso em: 26 maio 2019.

SANTOS, D. A.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão em alunos de biologia do Ensino Médio. Revista de Educación em Biología, v. 20, p. 56-72, 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/22515/22134. Acesso em: 24 jan. 2021.

SANTOS, D. A.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 535-543, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/8zhghLSwzNd7348xZT3yVWc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2021.

SANTOS, D. A.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. O ensino de estratégias de aprendizagem por integração curricular na disciplina de biologia: uma experiência pedagógica. Revista Educação (UFSM), v. 45, n. 1, e109, p. 1–31, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38552. Acesso em: 24 jan. 2021.

SILVA, M. A. R; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Efeitos positivos de uma intervenção por integração curricular na promoção da autorregulação da aprendizagem. Educação em Revista (UFMG), v. 36, p. 1 – 15, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TPbGwrRyDSnXT79mtbZMMYx/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2021.

ZIMMERMAN, B. J; SCHUNK, D. H. Motivation: an essential dimension of self- regulated learning. In: SCHUNK, D. H; ZIMMERMAN, B. J. (org.). Motivation and self-regulated learning: Theory, research and applications. MPG Books Group, 2008. p. 1-30.

TANZAWA, E. C. L; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura de estudo no Ensino Superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), São Paulo, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n2/a09v16n2.pdf. Acesso em: 18 maio 2019.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Publicado

01/04/2022

Como Citar

SANTOS, T. S. dos; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos por estudantes do ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1357–1369, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15438. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15438. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos