PERCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NA PRECEPTORIA NO CURSO DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18704

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Avaliação do aprendizado, Avaliação na Educação Superior, Preceptoria, Formação médica

Resumo

Este trabalho tem como ponto de partida problematizações constituídas a partir da atuação docente em um Curso de Medicina. Discute-se as percepções e estratégias de avaliação do aprendizado utilizadas por médicos-preceptores de uma disciplina com foco na Atenção Primária a Saúde (APS), obrigatória em um Curso de Medicina de uma Instituição de Educação Superior (IES) privada em Belo Horizonte. Os dados analisados foram coletados a partir da realização de sete entrevistas discursivas semiestruturadas com médicos preceptores. Os dados obtidos junto a esses profissionais, que se dispuseram a participar voluntariamente da investigação, sinalizam a presença de diferentes percepções acerca dos processos de tomada de decisões sobre o ensino. Os depoimentos indiciam que, apesar de entenderem a importância de seu trabalho como docentes e demonstrarem genuína preocupação com o aprendizado de seus alunos, em relação à avaliação do aprendizado, os entrevistados apresentam conhecimento tácito, provavelmente relacionado às vivências como estudantes e de suas práticas docentes.

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Biografia do Autor

Gladys Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil.

Pós-doutorado Sênior (2019): Professora Convidada da Faculdade de Educação para desenvolvimento de estudos sobre gestão da sala de aula e dos aprendizados - Université Laval (Québec-CA). Pós-doutorado Júnior (2011): Laboratório de Avaliação Educacional. Faculdade de Educação - PUC Rio (CNPq) Doutorado e Mestrado em Educação: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Graduação em Pedagogia nessa mesma instituição. Docência na UFMG: Alfabetizadora da Escola Fundamental do Centro Pedagógico (1993-2004); Professora de Didática junto a cursos de licenciatura da UFMG (2004-2019). Professora da Linha Didática e Docência do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFMG (desde 2016). Pesquisadora nas áreas de avaliação educacional, gestão do ensino e dos aprendizados. Consultora na gestão pedagógica de projetos educacionais: design de avaliações externas; articulação curricular; monitoramento de projetos; formação docente; consultoria editorial; construção de propostas curriculares e matrizes de avaliação; análise e produção de materiais didáticos entre outros; análises de vídeos docentes com foco na gestão da classe e dos aprendizados. Coordenou o Colegiado das Licenciaturas da UFMG, no qual, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e as coordenações de colegiados de licenciaturas, participou da coordenação pedagógica da reestruturação curricular de cerca de 11 cursos de graduação. Atuou como coordenadora de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e de programas de alfabetização de jovens e adultos (Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - PROEF 1 e Alfabetização Solidária) na UFMG. É autora de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. Foi consultora editorial da Coleção ?Alfabetização e Letramento?, produzida por Magda Soares e autora do livro didático de alfabetização que compôs esta coleção. Foi consultora e coordenadora pedagógica na concepção e implementação de diversas avaliações externas à escola como Proalfa (Estado de Minas Gerais); PAEBES Alfa (Estado do Espírito Santo); Alfabetiza Rio e Prova Rio (Município do Rio de Janeiro); Prova São Paulo (Município de São Paulo); Provinha Brasil (Nacional). Participou da concepção e proposição de chaves de correção de itens de escrita em todos esses projetos e atuou como consultora também na avaliação da escrita, na primeira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Foi da equipe de coordenação de avaliação e monitoramento do Programa de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem, no Estado do Espírito Santo. Mais recentemente, coordenou a elaboração dos testes de acompanhamento do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado do Piauí - Proaja/PI (DGPE/FGV).

Juliana Lara de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil.

Mestre em Didática e docência pelo Promestre - FAE - UFMG (2021). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004-2009). Especialização em Atenção Básica em Saúde Da Família pelo NESCON - UFMG(2013). Atua em Medicina da Família e Comunidade pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2012-Atual). Preceptora dos cursos de Medicina da Faminas (2014-2020) e da UniFenas (2013-atual). Professora da disciplina de Atenção à Saúde V (2019-2020), Habilidades Médicas III (2021); Semiologia Médica - Prática (2021-atual) e Atenção à Saúde IV (2022-atual), na Faminas.

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Orientador Educacional no Curso Supletivo Caaso, de 1985 a 1988, como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor, na Graduação e Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

ROCHA, G.; OLIVEIRA, J. L. de; ALAVARSE, O. M. PERCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NA PRECEPTORIA NO CURSO DE MEDICINA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024119, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18704. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18704. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos