PERCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NA PRECEPTORIA NO CURSO DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18704Palavras-chave:
Avaliação educacional, Avaliação do aprendizado, Avaliação na Educação Superior, Preceptoria, Formação médicaResumo
Este trabalho tem como ponto de partida problematizações constituídas a partir da atuação docente em um Curso de Medicina. Discute-se as percepções e estratégias de avaliação do aprendizado utilizadas por médicos-preceptores de uma disciplina com foco na Atenção Primária a Saúde (APS), obrigatória em um Curso de Medicina de uma Instituição de Educação Superior (IES) privada em Belo Horizonte. Os dados analisados foram coletados a partir da realização de sete entrevistas discursivas semiestruturadas com médicos preceptores. Os dados obtidos junto a esses profissionais, que se dispuseram a participar voluntariamente da investigação, sinalizam a presença de diferentes percepções acerca dos processos de tomada de decisões sobre o ensino. Os depoimentos indiciam que, apesar de entenderem a importância de seu trabalho como docentes e demonstrarem genuína preocupação com o aprendizado de seus alunos, em relação à avaliação do aprendizado, os entrevistados apresentam conhecimento tácito, provavelmente relacionado às vivências como estudantes e de suas práticas docentes.
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