Desempenho ortográfico de escolares com dislexia e dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14610

Palavras-chave:

Dislexia, Avaliação, Aprendizagem, Transtorno Específico de Aprendizagem, Escrita Manual

Resumo

É descrito na literatura que escolares com dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem podem apresentar dificuldades na apropriação ortográfica do sistema de escrita do português brasileiro, porém pouco é discutido sobre quais os erros mais cometidos por estas populações. Desta forma, este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar o desempenho ortográfico dos escolares com Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem e bom desempenho acadêmico. Participaram 75 escolares, de 9 a 11 anos de idade, divididos em 3 grupos e pareados por diagnóstico e ano escolar. Foi realizada a avaliação da ortografia por meio de ditado de palavras e pseudopalavras a partir da semiologia dos erros. Os resultados foram comparados estatisticamente pelo Teste de Kruskal-Wallis ajustado pela Correção de Bonferroni, onde foi possível observar que os perfis ortográficos de escolares com dislexia e dificuldades de aprendizagem se assemelham, enquanto o perfil de escolares com bom desempenho acadêmico difere dos demais grupos, concluindo, também, que a prova de Ditado de Pseudopalavras é a melhor para diferenciar escolares com Dislexia dos escolares com dificuldades de aprendizagem e bom desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Thaís Contiero Chiaramonte, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Simone Aparecida Capellini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Ciências Médicas (FCM-UNICAMP).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

CHIARAMONTE, T. C.; CAPELLINI, S. A. Desempenho ortográfico de escolares com dislexia e dificuldades de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0314–0327, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14610. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14610. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos