Formação continuada de professores alfabetizadores: As (re)significações docentes com base nas ações do PNAIc em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9205Palavras-chave:
Formação de professores. Alfabetização. Visitas técnicas.Resumo
O presente artigo visa contribuir com as reflexões acerca do papel da formação continuada dos professores no processo de ensino aprendizagem. O foco das reflexões está centrado na análise da ação de alfabetizadores em formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e foi produzido a partir da análise dos relatórios de visitas técnicas realizadas em diversos municípios catarinenses envolvidos no processo formativo em questão. A formação do PNAIC no período de 2013 a 2015, no estado de Santa Catarina, proporcionou um curso presencial para os professores alfabetizadores atuantes nas classes de alfabetização do Ensino Fundamental de cerca de 200 horas anuais. Segundo extratos dos relatórios das visitas técnicas da equipe de formadores do programa, realizadas nas turmas de alfabetização, após o processo de formação dos anos de 2013 e 2014, podemos afirmar que o processo constituiu-se como um suporte significativo para auxiliar o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores, permitindo-lhes ampliar conceitos e qualificar a prática pedagógica, mesmo em um cenário de resistências e diante das dificuldades de infraestrutura apresentadas por escolas da rede pública participantes do programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.