O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a responsabilização (accountability) do professor alfabetizador

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9203

Palavras-chave:

Alfabetização. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Formação docente continuada. Accountability.

Resumo

O texto apresenta pesquisa sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC enquanto mobilizador de ações em torno da alfabetização, através de estratégias de formação docente continuada e controle social.  Entende-se que o Pacto assume dupla função: fornecer subsídios formativos ao professor e, em contrapartida, colocá-lo como sujeito central da responsabilização sobre os resultados em relação aos processos para os quais foi formado, materializando o accountability como estratégia de política educacional.  Para elaboração dos argumentos, foi utilizada metodologia quali/quantitativa com foco analítico-reconstrutivo, desenvolvida a partir da análise de conteúdo em relação a documentos de gestão da educação.  O corpus documental foi constituído a partir da reunião de documentos divididos em duas ordens: documentos que justificam o Pacto e documentos que configuram o PNAIC.  O Pacto apresenta uma fórmula de responsabilização: meta (alfabetização das crianças até os 8 anos de idade) versus aporte técnico e financeiro (estabelecimento de rotas formativas associadas a bolsas de apoio) versus cobrança de resultados (desempenho em avaliações em larga escala), associada ao accountability.  Conclui-se que o Pacto legitima a formação docente continuada como estratégia de repasse do accountability, colocando o professor alfabetizador como coadjuvante no processo de formação, mas como protagonista na responsabilização.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo.  Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a responsabilização (accountability) do professor alfabetizador. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2465–2482, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9203. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9203. Acesso em: 28 fev. 2021.