Acesso, permanência e êxito dos estudantes

Uma análise das políticas do IFFluminense

RESUMO: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia desempenham um importante papel na democratização da educação no Brasil, porém, enfrentam uma alta taxa de evasão, especialmente em cursos não obrigatórios. Em contrapartida, ampliou-se o foco para além da correção da evasão e reprovação, considerando a permanência bem-sucedida como referência para o desenvolvimento de políticas educacionais. Nessa conjuntura, este estudo, por meio de uma pesquisa documental exploratória e qualitativa, analisa as diretrizes que norteiam as políticas de acesso, permanência e êxito do Instituto Federal Fluminense. Destaca-se que a instituição tem proporcionado condições favoráveis para a universalização não apenas do acesso, mas da permanência e êxito, dispondo de uma variedade de tipos de suporte, bem como implementando práticas que favorecem a qualidade das experiências educacionais. O estudo traz implicações sobre a ação de gestores e professores desta e de outras instituições acerca das políticas institucionais e práticas pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Políticas educacionais. Acesso e Permanência na educação. Evasão escolar.



Autoria


Como citar

CARA, G. R. B. de; CRUZ, S. R. da; MANHÃES, E. K. Acesso, permanência e êxito dos estudantes: Uma análise das políticas do IFFluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023130, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17266