Acesso, permanência e êxito dos estudantes
Uma análise das políticas do IFFluminense
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17266Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Políticas educacionais, Acesso e Permanência na educação, Evasão escolarResumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia desempenham um importante papel na democratização da educação no Brasil, porém, enfrentam uma alta taxa de evasão, especialmente em cursos não obrigatórios. Em contrapartida, ampliou-se o foco para além da correção da evasão e reprovação, considerando a permanência bem-sucedida como referência para o desenvolvimento de políticas educacionais. Nessa conjuntura, este estudo, por meio de uma pesquisa documental exploratória e qualitativa, analisa as diretrizes que norteiam as políticas de acesso, permanência e êxito do Instituto Federal Fluminense. Destaca-se que a instituição tem proporcionado condições favoráveis para a universalização não apenas do acesso, mas da permanência e êxito, dispondo de uma variedade de tipos de suporte, bem como implementando práticas que favorecem a qualidade das experiências educacionais. O estudo traz implicações sobre a ação de gestores e professores desta e de outras instituições acerca das políticas institucionais e práticas pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica.
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