O deslumbramento contemplativo como processo de construção de conhecimento

Considerações educacionais

RESUMO: As experiências de deslumbramento que visam promover a perplexidade, a formulação de hipóteses e a investigação do significado da experiência humana nas práticas de ensino são escassas. Portanto, o presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a educação do deslumbramento contemplativo articulada por Anders Schinkel para o campo educacional e a educação moral. Este trabalho, de natureza teórica, se apoia no referencial teórico do pensamento filosófico educacional de Schinkel, no qual analisaremos as principais obras do autor. Os resultados da pesquisa indicam o potencial do deslumbramento contemplativo para o reconhecimento dos limites do conhecimento humano, ao proporcionar uma postura de atenção receptiva para algo que é familiar e promove novas possibilidades, bem como concepções abrangentes e profundas da realidade. Além disso, o deslumbramento abre horizontes para estabelecermos um tipo de relacionamento com o mundo de apreciação, respeito e cuidado diante da humanidade e as formas de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Deslumbramento contemplativo. Processos de construção de conhecimento. Educação. Práticas de ensino. Educação moral.



Autoria


Como citar

RODRIGUES, E. N. O deslumbramento contemplativo como processo de construção de conhecimento: Considerações educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023089, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17708