Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente

Da frustração à ação

RESUMO: O artigo discute parte de uma pesquisa que analisou as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores que estão em seus primeiros anos de exercício profissional. Inserida no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, conduziu-se na perspectiva da pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Teoricamente, fundamenta-se na compreensão de indução docente enquanto processo sistemático e intencional de acompanhamento formativo do professor iniciante orientada pelos princípios epistêmico-formativo da pesquisa narrativa. Com base nas análises, discutem-se as dificuldades e os desafios enfrentados por professores iniciantes durante a sua inserção profissional. Considerou-se que apesar do sentimento de angústia e insegurança, as narrativas não apontam para desistências, porém deixam ver sentidos que se configuram em aspectos que atravessam dois polos opostos – da frustração à ação.

PALAVRAS-CHAVE: Professores iniciantes. Indução profissional docente. Pesquisa-formação. Narrativas docentes. Dificuldades e desafios da docência.



Autoria


Como citar

CRUZ, G. B. da; BATALHA, C. S.; CAMPELO, T. da S. Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente: Da frustração à ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023133, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17795