Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente

Da frustração à ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17795

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Indução profissional docente, Pesquisa-formação, Narrativas docente, Dificuldades e desafios da docência

Resumo

O artigo discute parte de uma pesquisa que analisou as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores que estão em seus primeiros anos de exercício profissional. Inserida no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, conduziu-se na perspectiva da pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Teoricamente, fundamenta-se na compreensão de indução docente enquanto processo sistemático e intencional de acompanhamento formativo do professor iniciante orientada pelos princípios epistêmico-formativo da pesquisa narrativa. Com base nas análises, discutem-se as dificuldades e os desafios enfrentados por professores iniciantes durante a sua inserção profissional. Considerou-se que apesar do sentimento de angústia e insegurança, as narrativas não apontam para desistências, porém deixam ver sentidos que se configuram em aspectos que atravessam dois polos opostos – da frustração à ação.

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Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped/UFRJ/CNPq). Bolsista Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Pós-Doutorado em Educação (PUC/SP).

Cecília Silvano Batalha, Fundação Municipal de Educação de Niterói

Professora de Educação Física. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped/UFRJ/CNPq). Doutorado em Educação pela (UFRJ).

Talita da Silva Campelo, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Professora da Educação Infantil. Professora substituta (UFRJ). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped/UFRJ/CNPq). Doutorado em Educação (UFRJ).

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Publicado

14/12/2023

Como Citar

CRUZ, G. B. da; BATALHA, C. S.; CAMPELO, T. da S. Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente: Da frustração à ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023133, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17795. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos