Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente
Da frustração à ação
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17795Palavras-chave:
Professores iniciantes, Indução profissional docente, Pesquisa-formação, Narrativas docente, Dificuldades e desafios da docênciaResumo
O artigo discute parte de uma pesquisa que analisou as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores que estão em seus primeiros anos de exercício profissional. Inserida no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, conduziu-se na perspectiva da pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Teoricamente, fundamenta-se na compreensão de indução docente enquanto processo sistemático e intencional de acompanhamento formativo do professor iniciante orientada pelos princípios epistêmico-formativo da pesquisa narrativa. Com base nas análises, discutem-se as dificuldades e os desafios enfrentados por professores iniciantes durante a sua inserção profissional. Considerou-se que apesar do sentimento de angústia e insegurança, as narrativas não apontam para desistências, porém deixam ver sentidos que se configuram em aspectos que atravessam dois polos opostos – da frustração à ação.
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