Educação bilíngue e os desafios da internacionalização da educação básica

Um olhar para as diretrizes pedagógicas

RESUMO: Ao abordarmos o ensino de uma segunda língua, poucos estudos se voltam para a formação inicial de professores que atuam em contextos sociolinguisticamente complexos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as diretrizes pedagógicas que regem o currículo nacional brasileiro para formação de professores de Pedagogia e do curso de Letras - Inglês. Partimos do pressuposto de que o pedagogo e o professor de língua adicional são os profissionais adequados para lecionar nos anos iniciais em escolas bilíngues. Os procedimentos metodológicos se baseiam na análise documental e têm como dados as Resoluções que regem o currículo nacional brasileiro e que repercutem na formação de professores de Pedagogia e do curso de Letras - Inglês. Conclui-se que há superficialidade dos cursos em relação a aspectos multiculturais, que permitam pensar os sujeitos docentes e de aprendizagem como sujeitos sociais e historicamente situados.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Currículo. Língua adicional. Escolas Bilíngues. Internacionalização da educação básica.



Autoria


Como citar

FISTAROL, C. F. da S.; BARBOSA, I. V.; HEINZLE, M. R. S. Educação bilíngue e os desafios da internacionalização da educação básica: Um olhar para as diretrizes pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023099, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17902