Educação bilíngue e os desafios da internacionalização da educação básica
Um olhar para as diretrizes pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17902Palavras-chave:
Formação de professores, Currículo, Língua adicional, Escolas Bilíngues, Internacionalização da educação básicaResumo
Ao abordarmos o ensino de uma segunda língua, poucos estudos se voltam para a formação inicial de professores que atuam em contextos sociolinguisticamente complexos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as diretrizes pedagógicas que regem o currículo nacional brasileiro para formação de professores de Pedagogia e do curso de Letras - Inglês. Partimos do pressuposto de que o pedagogo e o professor de língua adicional são os profissionais adequados para lecionar nos anos iniciais em escolas bilíngues. Os procedimentos metodológicos se baseiam na análise documental e têm como dados as Resoluções que regem o currículo nacional brasileiro e que repercutem na formação de professores de Pedagogia e do curso de Letras - Inglês. Conclui-se que há superficialidade dos cursos em relação a aspectos multiculturais, que permitam pensar os sujeitos docentes e de aprendizagem como sujeitos sociais e historicamente situados.
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