Nas amarras das competências

Novas diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica

RESUMO: Este artigo analisa a Resolução CNE/CP nº. 1, de 05 de janeiro de 2021, sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em comparação às normas por ela revogada, a partir de uma análise documental obtida através da codificação eletrônica em software de análise qualitativa, e posterior análise do conteúdo político dos termos utilizados, bem como as relações estabelecidas entre eles. Tomou-se como base a concepção materialista histórico-dialética e os referenciais da pedagogia histórico-crítica, e observou-se uma ênfase ampliada nas competências profissionais. Sustentamos a tese de que a nova normativa está em consonância com vários movimentos do capital visando à manutenção da sua hegemonia, com atenção especial àqueles direcionados a uma captura mais intensa da subjetividade do trabalhador, e para a qual alega-se a necessidade de uma adequação do aparato escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Competências. Diretrizes curriculares. Educação profissional. Neoliberalismo e educação. Novo Ensino Médio.



Autoria


Como citar

LOPES, L. A. Nas amarras das competências: Novas diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, e024015, 2024. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18080