Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino escolar desenvolvente. Anos Iniciais. Teoria Histórico-cultural. Teoria da Atividade. Teoria da Atividade de Estudo. Formação participativa e crítica.



Autoria


Como citar

CASAGRANDE, F. C. G.; GIROTTO, C. G. G. S.; FRANCO, S. A. P. Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, e024012, 2024. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204