Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204Palavras-chave:
Ensino escolar desenvolvente, Anos Iniciais, Teoria Histórico-cultural, Teoria da Atividade, Teoria da Atividade de Estudo, Formação participativa e críticaResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.
Downloads
Referências
CLARINDO, C. B. da S.; MILLER, S. Atividade de estudo: ferramenta para constituição do autor nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCAÇÃO, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 261-270, maio/ago. 2016. DOI: 10.15448/1981-2582.2016.2.22790.
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Prefácio. Moscu: Editorial Progreso, 1988.
GOMES, I. D.; SILVA, L. B. da; SILVA, A. M. S.; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. de F. R.; XIMENES, V. M. O social e o cultural na perspectiva sócio-cultural:tendências conceituais contemporâneas. Pepsic., Belo Horizonte, v. 22, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682016000300016. Acesso em: 14 maio 2020.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução: Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, J. C. FREITAS, M. DA M. A. R. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, M. A. E PUENTES, V. R. (org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013.
MAME, O. A. C.; MIGUEL, J. C.; MILLER, S. Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Scientiarum. Education, [S. l.], v. 42, n. 1, e45463, 2019. DOI: 10.4025/actascieduc.v42i1.45463.
SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico Cutural. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 375-392, abr./jun. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362015005045965&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 maio 2020.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução: Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem e Pensamento. São Paulo: Cone, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes. 2004
VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOSTKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ed. Ìcone, 1988. p. 103-117.
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FERNANDA COUTO GUIMARAES CASAGRANDE, Sandra, Cyntia GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.