Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204

Palavras-chave:

Ensino escolar desenvolvente, Anos Iniciais, Teoria Histórico-cultural, Teoria da Atividade, Teoria da Atividade de Estudo, Formação participativa e crítica

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Coordenadora Pedagógica dos anos iniciais, professora do curso de pedagogia da UNIFIL e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. (DOUTORANDA-UEL).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Professora - Departamento de Educação).

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Professora Associada B Departamento de Educação).

Referências

CLARINDO, C. B. da S.; MILLER, S. Atividade de estudo: ferramenta para constituição do autor nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCAÇÃO, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 261-270, maio/ago. 2016. DOI: 10.15448/1981-2582.2016.2.22790.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Prefácio. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

GOMES, I. D.; SILVA, L. B. da; SILVA, A. M. S.; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. de F. R.; XIMENES, V. M. O social e o cultural na perspectiva sócio-cultural:tendências conceituais contemporâneas. Pepsic., Belo Horizonte, v. 22, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682016000300016. Acesso em: 14 maio 2020.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução: Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LIBÂNEO, J. C. FREITAS, M. DA M. A. R. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, M. A. E PUENTES, V. R. (org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013.

MAME, O. A. C.; MIGUEL, J. C.; MILLER, S. Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Scientiarum. Education, [S. l.], v. 42, n. 1, e45463, 2019. DOI: 10.4025/actascieduc.v42i1.45463.

SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico Cutural. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 375-392, abr./jun. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362015005045965&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 maio 2020.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução: Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem e Pensamento. São Paulo: Cone, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes. 2004

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOSTKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ed. Ìcone, 1988. p. 103-117.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado

24/01/2024

Como Citar

CASAGRANDE, F. C. G.; GIROTTO, C. G. G. S.; FRANCO, S. A. P. Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024012, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18204. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos