Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204

Palavras-chave:

Ensino escolar desenvolvente, Anos Iniciais, Teoria Histórico-cultural, Teoria da Atividade, Teoria da Atividade de Estudo, Formação participativa e crítica

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.

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Biografia do Autor

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Coordenadora Pedagógica dos anos iniciais, professora do curso de pedagogia da UNIFIL e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. (DOUTORANDA-UEL).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Professora - Departamento de Educação).

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (Professora Associada B Departamento de Educação).

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Publicado

24/01/2024

Como Citar

CASAGRANDE, F. C. G.; GIROTTO, C. G. G. S.; FRANCO, S. A. P. Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024012, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18204. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos