Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18204Palavras-chave:
Ensino escolar desenvolvente, Anos Iniciais, Teoria Histórico-cultural, Teoria da Atividade, Teoria da Atividade de Estudo, Formação participativa e críticaResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.
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