Política de Inovação Educação Conectada

Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias

RESUMO: A Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) busca apoiar a universalização do acesso à internet e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação. Surge no formato de um Programa instituído a partir do Decreto nº. 9.204 de 2017 e transforma-se em política por meio da Lei nº. 14.180/2021. A pesquisa teve o objetivo de compreender as determinantes da PIEC e os discursos em torno da universalização do acesso à internet e do uso pedagógico de tecnologias. Apoiamo-nos numa abordagem quanti-qualitativa como possibilidade mais ampla, a qual foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sendo as análises dos dados pautadas na abordagem da análise de conteúdo. Evidenciamos que, explicitamente, há recorrência de propostas e abordagens que expressam a necessidade de universalizar o acesso de tecnologias digitais e, de forma implícita, percebemos que essa ênfase se apresenta como uma condição para o aspecto pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE: Política de Inovação Educação Conectada. Políticas Educacionais de Tecnologias. Universalização da Internet. Uso Pedagógico de Tecnologias.



Autoria


Como citar

SOUZA, R. A.; SILVA, M. S. P. Política de Inovação Educação Conectada: Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023060, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18270