Política de Inovação Educação Conectada

Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18270

Palavras-chave:

Política de Inovação Educação Conectada, Políticas Educacionais de Tecnologias, Universalização da Internet, Uso Pedagógico de Tecnologias

Resumo

A Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) busca apoiar a universalização do acesso à internet e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação. Surge no formato de um Programa instituído a partir do Decreto nº. 9.204 de 2017 e transforma-se em política por meio da Lei nº. 14.180/2021. A pesquisa teve o objetivo de compreender as determinantes da PIEC e os discursos em torno da universalização do acesso à internet e do uso pedagógico de tecnologias. Apoiamo-nos numa abordagem quanti-qualitativa como possibilidade mais ampla, a qual foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sendo as análises dos dados pautadas na abordagem da análise de conteúdo. Evidenciamos que, explicitamente, há recorrência de propostas e abordagens que expressam a necessidade de universalizar o acesso de tecnologias digitais e, de forma implícita, percebemos que essa ênfase se apresenta como uma condição para o aspecto pedagógico.

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Docente no Curso Pedagogia, Instituto de Ciências Humana do Pontal. Doutorado em Educação (UnB).

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Faculdade de Educação no Núcleo Temático de Política e Gestão da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha Estado, Política e Gestão da Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP). Projeto FAPEMIG – APQ 01912-12.

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Publicado

07/09/2023

Como Citar

SOUZA, R. A.; SILVA, M. S. P. da. Política de Inovação Educação Conectada: Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023060, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18270. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18270. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos