Rede de cooperação tecnológica da PETROBRAS e universidades e das suas áreas de tecnologia: panorama atual e perspectivas

Autores

  • Carolina da Silveira Bueno Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola.
  • Suzana Rastelli Sattamini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola. Pesquisadora aposentada do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).
  • Lidia Maria Melo Santa Anna Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Rio de Janeiro – RJ – Brasil. Pesquisadora colaboradora. Pesquisadora aposentada pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).
  • José Maria Ferreira Jardim da Silveira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP
  • Antonio Marcio Buainain Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP
  • Maria Ester Soares Dal Poz Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas – SP

Palavras-chave:

Rede de colaboração, Inovação, Patentes, PETROBRAS, IPC,

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a rede de cooperação tecnológica da PETROBRAS com as universidades brasileiras. O estudo centra-se em duas questões principais. A primeira consiste em uma avaliação das áreas tecnológicas em que esta empresa está atuando e a segunda questão destina-se a explorar as relações universidade-PETROBRAS em termos de áreas de tecnologia. A análise é baseada em dados extraídos de patentes da base de dados da Derwent Innovation Index. Dez universidades foram identificadas na rede de titularidade com a PETROBRAS. As áreas tecnológicas abrangem desde tecnologias para extração e produção de petróleo até o desenvolvimento de produtos da bioeconomia. Além disso, a fim de avaliar o regime de propriedade intelectual da estatal, uma terceira fonte de informações foi recolhida a partir de entrevistas e visitas técnicas realizadas no CENPES da PETROBRAS, coletadas no período de 2014 a 2016.

Biografia do Autor

Carolina da Silveira Bueno, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola.

Pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA) da Unicamp e doutoranda pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Suzana Rastelli Sattamini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola. Pesquisadora aposentada do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

Pesquisadora aposentada do Cenpes (Petrobras), doutoranda pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Lidia Maria Melo Santa Anna, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Rio de Janeiro – RJ – Brasil. Pesquisadora colaboradora. Pesquisadora aposentada pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

Pesquisadora aposentada do Cenpes da Petrobras, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Maria Ferreira Jardim da Silveira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP

Professor Dr. pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Antonio Marcio Buainain, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP

Professor Dr. pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Maria Ester Soares Dal Poz, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas – SP

Professora Drª pela Faculdade de Ciencias Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

03/08/2018

Edição

Seção

Artigos