Rede de cooperação tecnológica da PETROBRAS e universidades e das suas áreas de tecnologia: panorama atual e perspectivas
Palavras-chave:
Rede de colaboração, Inovação, Patentes, PETROBRAS, IPC,Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a rede de cooperação tecnológica da PETROBRAS com as universidades brasileiras. O estudo centra-se em duas questões principais. A primeira consiste em uma avaliação das áreas tecnológicas em que esta empresa está atuando e a segunda questão destina-se a explorar as relações universidade-PETROBRAS em termos de áreas de tecnologia. A análise é baseada em dados extraídos de patentes da base de dados da Derwent Innovation Index. Dez universidades foram identificadas na rede de titularidade com a PETROBRAS. As áreas tecnológicas abrangem desde tecnologias para extração e produção de petróleo até o desenvolvimento de produtos da bioeconomia. Além disso, a fim de avaliar o regime de propriedade intelectual da estatal, uma terceira fonte de informações foi recolhida a partir de entrevistas e visitas técnicas realizadas no CENPES da PETROBRAS, coletadas no período de 2014 a 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.