Proposta de política econômica para o financiamento do investimento público no Brasil

Autores

  • Cinthia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Fluminense (Uff). Niterói – RJ – Brasil. Mestranda em Economia. Membro do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB/UFF).

Palavras-chave:

Investimento Público, Reservas Cambiais, Brasil,

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir uma proposta alternativa, mas ainda preliminar, de política econômica que vise retomar o investimento público no Brasil a partir da utilização dos excedentes de reservas cambiais. Tendo por base o Princípio de Demanda Efetiva, entende-se que o investimento público assume uma função estratégica na economia por gerar estímulos sobre a demanda e oferta agregada. Contudo, observa-se que esta variável nem sempre recebe a prioridade adequada e acaba submetida a cortes em contexto de ajuste fiscal. Em conformidade a isso, as taxas de investimento público brasileira se comportam em ciclos, com uma inflexão recente para tendência de queda que levou o nível de investimento a patamares semelhantes a meados da década de 1990. Em razão do consenso em favor de um ajuste fiscal sem aumento de impostos e das reservas internacionais estarem acima do nível considerado adequado, surge a proposta de utilizar os excedentes cambiais para financiar o investimento público no Brasil. 

Biografia do Autor

Cinthia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (Uff). Niterói – RJ – Brasil. Mestranda em Economia. Membro do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB/UFF).

Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestranda em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é membro do Núcleo de Estudo em Economia e Sociedade Brasileira (NEB/UFF).

Downloads

Publicado

10/09/2018