Análise dos efeitos da privatização no Brasil no período de 1980-1990

Autores

  • Tatiana Figueiredo Breviglieri Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara –SP –Brasil.

Palavras-chave:

Privatização, ajuste fiscal, receita e investimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar se os efeitos trazidos pelo processo de privatização que ocorreu no Brasil na década de 1990 foram de curto ou de longo prazo. Para isso, a metodologia adotada foi o modelo de Giambiagi e Pinheiro (1992) para avaliar o efeito temporário e o efeito permanente corresponde ao valor presente do ajuste fiscal total, além da análise do comportamento das variáveis receita e investimento das empresas estatais durante a década de 1980 até o começo da década de 1990. A primeira parte da pesquisa concentra-se em uma análise da conjuntura econômica a partir da década de 1970, sendo apresentado o Programa nacional de Desestatização e os resultados das privatizações no Brasil, segundo a visão de autores que se dedicaram ao tema. Na sequência, é dada a explicação matemática do valor presente do ajuste fiscal e o estudo das variáveis receita e investimento com a avaliação do ágio atribuído na venda das estatais. A partir dos dados analisados, a presente pesquisa indica que o processo de privatização no Brasil não obteve um efeito permanente, de longo prazo. Os resultados sugerem que o efeito da privatização no país foi apenas temporário.

Biografia do Autor

Tatiana Figueiredo Breviglieri, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara –SP –Brasil.

Economia

Downloads

Publicado

10/11/2022

Edição

Seção

Artigos