Simulação de diferenciação tarifária no sistema de Multi-Lane free flow

um estudo de caso baseado no edital da concessão rodoviária da Litoral-Sul

Autores

  • Fabio Garcia Silva Universidade de São Paulo (Usp), Faculdade de Economia e Administração, Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Rudinei Toneto Júnior Universidade de São Paulo (Usp), Faculdade de Economia e Administração, Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Daniel Keller Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
  • Beatriz Roumanos Fundação Getúlio Vargas (Fgv), Escola de Economia de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Concessões administrativas, Rodovias, Investimentos privados

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a diferenciação tarifária no contexto do multi-lane free flow (“MLFF”) em sistemas de pedágio. A pesquisa aborda a importância do desconto para usuários de TAGs e Desconto por Usuário Frequente (DUF) como complemento ao Free Flow e destaca suas vantagens. Os estudos conduzidos têm como base os dados e diretrizes fornecidos no Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e no Edital de Concorrência Internacional referentes à concessão rodoviária do Litoral Paulista. Ao simplesmente considerar a inadimplência como um fator de risco inerente e manter os descontos para usuários de TAGs em níveis mínimos (5%), o modelo acaba restringindo a capacidade do poder concedente de empregar com eficácia os descontos relacionados aos TAG como uma estratégia para atenuar os impactos da inadimplência. Este estudo enfatiza a possibilidade de reduzir a contraprestação exigida pela concessionária ao explorar diferentes estruturas tarifárias. A pesquisa revela que descontos entre 11% e 17% são eficazes para minimizar a contraprestação final (representando pontos ótimos), superando a previsão inicial de 5%. Destaca-se a importância de manter a decisão do poder concedente sobre o desconto na tarifa, considerando o risco associado.

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Publicado

14/06/2024

Edição

Seção

Artigos