Efeito competência financeira em decisões de investimento: um estudo de caso à luz da Teoria do Prospecto

Autores

  • Giullia Manli Higashi Tashiro Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciência e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Graduanda em Economia.
  • Erika Capelato Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciência e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia

Palavras-chave:

Teoria do Prospecto, Teoria da Utilidade Esperada, Competência Financeira,

Resumo

A Teoria do Prospecto, de Kahneman e Tversky, aponta que os indivíduos possuem limitações em exercer plenamente a sua racionalidade em processos decisórios reagindo de modo diferente a um mesmo problema quando este é apresentado de maneiras diferentes. Assim, utilizando a Teoria do Prospecto como fundamentação teórica, este artigo discutiu e analisou se possuir algum conhecimento prévio em finanças pode influenciar na formação dos processos decisórios em situações de investimento. Para isto replicamos a investigação empírica do artigo seminal de Kahneman e Tversky (1979) a dois grupos de estudantes com competências distintas em finanças e os resultados indicaram, da mesma forma que na pesquisa seminal, que há vieses cognitivos nos dois grupos, mais especificamente, há a presença dos efeitos certeza, reflexão e isolamento, que se opõem as hipóteses da Teoria da Utilidade Esperada.

Downloads

Publicado

03/08/2018

Edição

Seção

Artigos