A imagem do oriente, a identidade pessoal, a visão do “nós” e do “outro”, na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto

Autores

  • Maria Luísa de Castro Soares UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Vila Real - Portugal. UC - Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras - CECH Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra - Portugal.
  • Maria João de Castro Soares UC - Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras - CECH Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra - Portugal.

Palavras-chave:

Peregrinação, Fernão Mendes Pinto, Literatura de Viagem, Século dezasseis, Visão do oriente, Identidade Pessoal, sentido do “Outro” e do “Nós”,

Resumo

Os textos que descrevem experiências de viagem são, enquanto discurso sobre o estrangeiro, um instrumento de estudo da imagem cultural do país visitado e, ao mesmo tempo, constroem, pela focalização assumida, uma imagem cultural do país natural do viajante. A tradição portuguesa da literatura de viagens conheceu, com as expedições marítimas do século XVI, um florescimento que decorria da necessidade de testemunhar as descobertas efetuadas. Disso é exemplo a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, obra visada neste estudo que tem como objetivo abordar a identidade pessoal, a visão do “Outro” e do “Nós” e a imagem do Oriente, que o texto revela, apresentando ao leitor europeu o exotismo espacial e cultural das civilizações orientais.

Downloads

Publicado

13/03/2020

Edição

Seção

Tema Livre