A canção do autor chinês como síntese da cultura alemã e chinesa

o exemplo do ciclo vocal de Huang Tzu ‘Três Desejos Por Uma Rosa’

Autores

  • Liu Yeyu Suzhou University of Science and Technology – Music Institute. Deputy Director. Suzhou – Jiangsu province -China

Palavras-chave:

Música chinesa, Kunstlied, Ciclo vocal, Huang Zi, Síntese, Poesia, Emocional, Musicologia

Resumo

O artigo estabelece conexões funcionais entre fenômenos artísticos distantes, a saber, a poesia clássica chinesa e o Kunstlied alemão, cuja síntese define a especificidade de gênero das canções artísticas chinesas do século XX e do ciclo vocal “Três Desejos de uma Rosa” de Huang Zi. Os textos poéticos de Huang Zi exibem vínculos com a poesia clássica chinesa tradicional, dominada pelo conceito de eterno retorno. Esse princípio reflete-se no ciclo vocal “Três Desejos de uma Rosa” através da interação de temas, imagens e símbolos originários das “Sete Eras de Ouro” da poesia chinesa. A síntese da poesia clássica chinesa e do Kunstlied alemão no ciclo vocal de Huang Zi representa um desafio intrigante para a musicologia moderna. Essa síntese estabelece conexões únicas entre culturas artísticas separadas pelo tempo e espaço, enriquecidas por elementos da tradição do Kunstlied alemão, que enfatizam a importância da expressão individual. Notavelmente, características compartilhadas entre a tradição poética chinesa e o Kunstlied alemão, evidentes no ciclo vocal de Huang Zi, incluem o princípio da “paisagem nas emoções”, a exploração de temas como retorno, saudade, solidão, desejo e a evocativa representação da primavera, água, flores e questionamento. Esses elementos revelam coletivamente o mundo interior da Heroína. As três canções do ciclo retratam cada uma um aspecto diferente da jornada emocional da Heroína. A primeira canção retrata a paisagem da primavera lamentando a saudade da Heroína, enquanto a segunda descreve uma mulher de luto pelo marido e por sua beleza desvanecente. A terceira canção apresenta a Rosa Donzela apelando ao vento e à chuva, o “apaixonado transeunte” enamorado, para preservar sua beleza. A partitura vocal é caracterizada por uma atmosfera única e entonações que lembram a música romântica europeia. Em conclusão, o ciclo vocal “Três Desejos de uma Rosa” de Huang Zi é uma composição única que une elementos das tradições musicais chinesa e alemã, tendo assim uma relevância significativa no contexto do patrimônio musical do século XX.

Downloads

Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Tema Livre