Viva meu mestre

Machado e sua ginga

Autores

  • Katiane Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Mestra. Vitória- Espírito Santos – Brasil
  • Michele Freire Schiffler Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Professora Dr. Vitória- Espírito Santos – Brasil https://orcid.org/0000-0001-9198-468X

Palavras-chave:

Literatura, Capoeira, Performance, Machado de Assis, Literaginga

Resumo

Esse artigo analisou o conto “Teoria do Medalhão” de Machado de Assis, explorando a linguagem como uma arena discursiva, refletindo sobre a complexidade do fazer literário de Machado de Assis. A noção de literaginga age como instância de movimento, estética e escrita, pois dá vazão à mudança de perspectiva sobre a ideia aqui apresentada. No conto o autor constrói seu texto como um jogo de capoeira, onde a oralidade e a performance literária se entrelaçam. Como metodologia o conto foi examinado utilizando as características da literaginga: configuração semântica em oralidade, movimentos corporificados e estéticos, mandinga e cadência. Busca-se apontar que o conto apresenta a oralidade, usando coloquialismos e escolhas verbais que evocam a cadência do jogo de capoeira. A análise destaca a cadência do texto, evidenciada pelo ritmo verbal, cantigas de capoeira e construções contrastantes que dão vida à narrativa. O conto revela uma abordagem estética única, enraizada na cultura negro-brasileira e na experiência periférica. O objetivo central foi analisar o conto “Teoria do Medalhão” da obra selecionada para compor o corpus de modo a comprovar a funcionabilidade da categoria de análise literaginga. apresentando o teor performático no tecer literário do autor, abeirando os saberes ancestrais com seus textos. Ademais, buscou-se retificar a eficiência da categoria de análise desenvolvida por mim, literaginga. Para fomentar os estudos da performance aproximando com a literatura, recorreu-se ao campo de estudos da performance.

Biografia do Autor

Michele Freire Schiffler, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Professora Dr. Vitória- Espírito Santos – Brasil

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutora em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – (2014). Atuou como bolsista de pós-doutorado Capes/Fapes, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGel/UFES). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades (Nafricab) e pesquisadora do Grupo de Estudos Bakhtinianos (Gebakh) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordena o projeto de pesquisa “Vozes Femininas na América Latina: literatura, decolonialidade e resistência” e atua como professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFES).

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Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Tema Livre