Performance, política e multiculturalismo no cabaré popular de Astrid Hadad
Palavras-chave:
Performance, Cabaré, Astrid Hadad, CabaretResumo
Este artigo pretende problematizar a permanência de uma tradição da cultura cabaretera no texto-performance da cabaretera contemporânea mexicana Astrid Hadad. A partir de referências tomadas do imaginário em torno do cabaré agenciado pelas políticas culturais do México pós-revolucionário, a performer promove um discurso multicultural para denunciar as práticas de subalternização presentes no processo histórico mexicano e latino-americano. Para tanto, partiremos do conceito de performance elaborado por Paul Zumthor em A letra e a voz, para desenvolvermos uma análise dos diálogos travados pela performer/cabaretera. Sua mise-en-scène se apropria de um diálogo inter/transdisciplinar no qual estão presentes a literatura, o cinema, o circo, o teatro de revista, o rádio e o universo das divas do cabaré.Downloads
Publicado
18/12/2007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.