Performance, política e multiculturalismo no cabaré popular de Astrid Hadad

Autores

  • Maurício de Bragança

Palavras-chave:

Performance, Cabaré, Astrid Hadad, Cabaret

Resumo

Este artigo pretende problematizar a permanência de uma tradição da cultura cabaretera no texto-performance da cabaretera contemporânea mexicana Astrid Hadad. A partir de referências tomadas do imaginário em torno do cabaré agenciado pelas políticas culturais do México pós-revolucionário, a performer promove um discurso multicultural para denunciar as práticas de subalternização presentes no processo histórico mexicano e latino-americano. Para tanto, partiremos do conceito de performance elaborado por Paul Zumthor em A letra e a voz, para desenvolvermos uma análise dos diálogos travados pela performer/cabaretera. Sua mise-en-scène se apropria de um diálogo inter/transdisciplinar no qual estão presentes a literatura, o cinema, o circo, o teatro de revista, o rádio e o universo das divas do cabaré.

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Publicado

18/12/2007

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Artigos