O baile das palavras negras: a dança como performance ritual no romance Beloved, de Toni Morrison
Palavras-chave:
Performance, Dança, Xamã, Beloved, Toni Morrison, Dance, ShamanResumo
Beloved, o romance mais conhecido da escritora afro-americana Toni Morrison, Prémio Nobel da Literatura em 1993, (re)cria ficcionalmente uma dança ritual negra, liderada por uma xamã e ex-escrava, Baby Suggs. Neste breve estudo interessa-me: a) evidenciar o carácter performativo da referida cerimónia e os seus objectivos gerais; b) descrever e analisar o modo como Morrison, usando diversas estratégias narrativas e estilísticas, transcreve essa performance, comparando os “passos” do texto com os “passos” da dança; c) mostrar que o texto literário em estudo é, afinal, uma mimesis da mimesis, ou seja uma imitação de uma dança que, por sua vez, imita uma realidade de natureza espiritual. Para tanto, recorro à obra Beloved; a ensaios de especialistas em Toni Morrison; aos estudos acerca de danças cerimoniais de diversos antropólogos mundialmente reputados; e, naturalmente, à minha opinião. Daqui resultará uma melhor compreensão do mecanismo criativo; da prática das duas linguagens; do carácter performativo de ambas as artes.Downloads
Publicado
18/12/2007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.