Para quê literatura? Reflexões sobre conhecimento, reconhecimento e educação
Palavras-chave:
Conhecimento, Autoria feminina, Valor, Reconhecimento, SustentabilidadeResumo
A partir de algumas considerações sobre produção de conhecimento, ensino e formação na área de Letras, apresento alguns dados sobre preconceito e exclusão, colocando em discussão a desqualificação, no presente, da autoria feminina do século XIX. Elaboro sobre a relação nacionalismo e literatura naquele contexto e, a seguir, enfoco o efeito de cristalizações sobre definições de cânone e valor, argumentando que o reconhecimento pode constituir a base de uma atitude ética com o potencial de contribuir para a pesquisa e o ensino de literatura e assim, tornar o sentido de sustentabilidade significativo para a forma de conhecimento que produzimos na área de Letras.Downloads
Edição
Seção
Apêndice
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.