Literatura e cinema: o entremeio na adaptação de O Gattopardo por Luchino Visconti
Palavras-chave:
Adaptação cinematográfica, Neorrealismo, Cinema, O Gattopardo, Luchino Visconti, Tomasi di Lampedusa,Resumo
Visconti é um dos primeiros diretores neorrealistas italianos e sua relação com a literatura é o que se pretende analisar aqui, particularmente em sua adaptação para o cinema do romance O Gattopardo de Tomasi di Lampedusa (2006). O filme traz algumas características inerentes ao romance que destoam do neorrealismo cinematográfico e, da mesma forma, o diretor trouxe para sua adaptação outras características que não são vistas no romance. Portanto, caracterizar essas diferenças é o objetivo deste artigo, vendo no entremeio entre o romance e a adaptação um momento chave para compreender diferentes facetas de todos os temas envolvidos.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.