Renascimento simbólico pós-revolução de abril em Balada da Praia dos Cães e Alexandria Alpha, de José Cardoso Pires

Autores

  • Ana Maria Saldanha Bosista de pós-doutorado pela FAPESP – UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP – Brasil.

Palavras-chave:

Literatura, Revolução Portuguesa, Imaginário, Simbologia, Neorreaslimo,

Resumo

Análise do período ditatorial português (1926-1974) na ficção de José Cardoso Pires, tendo, sobretudo, em consideração, a desconstrução mitológico-simbólica cardosiana. Neste sentido, abordaremos a problematização do espaço português levada a cabo pelo autor e estudaremos a simbologia e imaginário social, antes e depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, em duas obras de José Cardoso Pires: Balada da Praia dos Cães e Alexandra Alpha. Continuamos este estudo com uma reflexão sobre a dualidade tempo histórico-tempo da narrativa em ambas as obras, fazendo, para tal, um paralelo com uma obra de uma autora portuguesa que, de forma a problematizar o passado recente português, emprega essa mesma dualidade: Casas Pardas, de Maria Velho da Costa.

Biografia do Autor

Ana Maria Saldanha, Bosista de pós-doutorado pela FAPESP – UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP – Brasil.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre de Langues, Littératures et Civilisations Etrangères pela Université Stendhal-Grenoble III (França). Doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal) (Doutoramento em Estudos Literários, Especialidade em Literatura Comparada) e pela Université Stendhal-Grenoble III (França) (Doutoramento em Etudes Portugaises, Brésiliennes et de l’Afrique Lusophone) com a tese “O Antagonismo entre o Herói Individual e o Protagonista Colectivo: O Imaginário Português através da História e da Literatura após o 25 de Abril de 1974” (Outubro de 2011).  Atualmente é Professora na Université Stendhal – Grenoble III e prepara um pós-doutorado (Sociologia da Literatura) na UNESP.

Downloads

Publicado

25/06/2015

Edição

Seção

Artigos